Menu
Promoções

Morre o escritor uruguaio Mário Benedetti, aos 88 anos

Arquivo Geral

18/05/2009 0h00

O escritor uruguaio Mario Benedetti morreu neste domingo, 17, em Montevidéu aos 88 anos, informaram à Agência Efe fontes ligadas à família do autor. Benedetti, que tinha um estado de saúde bastante delicado, estava em sua casa, na capital uruguaia, quando morreu.


No ano passado, o escritor foi hospitalizado quatro vezes em Montevidéu devido a diversos problemas físicos.


A primeira vez foi entre janeiro e fevereiro de 2008, após sofrer uma enterocolite que fez com que ficasse desidratado. Já em março ele foi internado com problemas respiratórios, enquanto a terceira vez se deu em maio do ano passado por causa de um quadro clínico instável geral.


Após a última vez em que Benedetti foi hospitalizado, de 24 de abril até 6 de maio, o escritor recebeu alta e voltou para casa, após 12 dias internado pelo agravamento de uma doença intestinal crônica.


Benedetti escreveu mais de 80 livros de poesia, romances, contos e ensaios, assim como roteiros para cinema. Ele já recebeu os prêmios Ibero-americano José Martí (2001) e Internacional Menéndez Pelayo (2005).


A última obra publicada, o poemário Testigo de uno mismo, foi apresentada em agosto do ano passado.


Antes da última entrada no hospital, Benedetti estava trabalhando em um novo livro de poesia cujo título provisório é Biografía para encontrarme.


Já há algum tempo o famoso escritor não se apresentava em público e concedia poucas entrevistas à imprensa, mas continuava trabalhando em suas obras diretamente de Montevidéu.


Sua carreira literária começou em 1949 e chegou a fama sete anos depois ao publicar “Poemas de escritório”, sobre a rotina de trabalho. Desde 1992, tem lançado quase uma obra por ano.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado