A música paranaense é pouco conhecida pelos brasileiros, apesar de lá estarem representados estilos como o fandango e a moda de viola. Pensando nisto, o músico Lydio Roberto, pesquisador e divulgador da cultura musical do Paraná, vem nesta terça-feira (8) a Brasília mostrar a sonoridade de seu estado.
Lydio está lançando o álbum “Alma Brejeira”, quarto trabalho autoral em 30 anos de carreira musical. É a partir dele que foi realizado o show homônimo que acontece hoje à noite na cidade, em duas sessões. O espetáculo conta com oito artistas, além de Lydio, e dá uma roupagem contemporânea à tradicional música paranaense.
O músico aposta na sonoridade das canções da cultura de raiz e dos elementos regionais e nacionais, mas com um olhar mais atual e acessível ao público. A produtora Juliana Cortes acredita que Brasília terá uma grande surpresa com o show. “Identificamos a cidade, assim como o Paraná, como um lugar que sofre influência de várias culturas e, por isso, está bastante aberta a receber coisas de fora”, conta.
Ontem, o músico ministrou o workshop “Canção Popular Paranaense”, também na busca de divulgar a cultura do estado. Segundo Cortes, o evento foi muito procurado por músicos de Brasília, inclusive pelo núcleo do Clube do Choro, que levou alunos à palestra.
Serviço
“Alma Brejeira”, show do cantor Lydio Roberto. Hoje, às 20h e às 21h30, no Teatro da Caixa. Ingressos a R$ 10,00. Classificação livre.