Encerrada a trilogia de O Senhor dos Anéis e com a prorrogação da série do bruxo adolescente Harry Potter para o verão norte-americano (em julho), além do atraso do segundo capítulo de As Crônicas de Nárnia, o cinema de fantasia de Hollywood tentará segurar suas altas bilheterias de Natal com uma nova e desconhecida saga épica de mundos em guerra de espadas e monstros voadores.
A aposta aqui atende pelo título de Eragon, filme de Stefen Fangmeier do livro homônimo do jovem autor Christopher Paolini, de 23 anos. Curiosamente, a estréia da produção será nesta segunda-feira nos cinemas da cidade – geralmente a programação das salas de projeção são atualizadas semanalmente às sextas-feiras.
O novato Edward Speleers vai protagonizar a versão para o cinema do bestseller de Paolini e tem tudo para repetir a fama e o sucesso que Daniel Radcliffe alcançou com a franquia mágica criada por J.K. Rowling, Harry Potter.
Speleers é um ator tão desconhecido como Radcliffe quando atuou no primeiro filme do bruxinho e chega com a missão que o colega já superou: convencer que é um bom profissional e conquistar a atenção do mundo todo para seu trabalho.
Vale ressaltar que Sleepers ainda será assessorado por um time de gigantes da indústria cinematográfica americana: Jeremy Irons (Brom), John Malkovich (Rei Galbatorix), Djimon Hounsou (Ajihad) e Rachel Weisz (que empresta sua voz para a dragão Saphira).
Na trama, Eragon é um jovem garoto do interior que descobre, por acaso, ser o último herdeiro da Ordem dos Cavaleiros do Dragão e passa a encarar grandes batalhas para defender sua linhagem. Muito antes dos pais de seus avós nascerem e mesmo antes dos pais deles, os Cavaleiros do Dragão foram formados para proteger e zelar o reino. Sua destreza nas batalhas era inigualável, pois cada um deles tinha a força de dez homens. Eles eram imortais, a não ser que atingidos por lâmina ou veneno.
Embora nenhum inimigo pudesse destruí-los, eles não conseguiram se proteger de si mesmos. E, um dia, no auge de seu poder, nasceu um garoto, Galbatorix. Aos dez anos, ele foi testado e viram que nele residia um grande poder. Os cavaleiros o aceitaram como um dos seus e ele superou todos os demais em habilidade. Dotado de uma mente atilada e um corpo forte, ele rapidamente se destacou entre os cavaleiros.
Galbatorix ficou louco. Jurando se vingar dos cavaleiros, ele começou a se aperfeiçoar no uso dos segredos negros que havia aprendido com um espectro. Um dia, na escuridão da noite, ele roubou um ovo de dragão e convenceu Morzan, um cavaleiro parvo, a juntar-se a ele na prática dos segredos negros e da magia proibida.
Quando Eragon encontra uma pedra polida azul na floresta, ele acredita tratar-se de um achado de sorte de um pobre garoto de fazenda. Mas, quando um dragão nasce da pedra, ele percebe que tropeçou em uma herança tão antiga quanto o próprio Império. A partir daí, começa a carregar o fardo de devolver ao reino a bondade arrancada por Galbatorix.
Eragon é a primeira parte da trilogia de Paolini, que começou a escrever a obra aos 15 anos e virou ídolo dos jovens, mundialmente, após vender um milhão de cópias de seu livro seis meses depois do seu lançamento, em agosto de 2003, e ceder os direitos de tradução para 37 países. O autor já lançou a segunda parte da história, Eldest, e finaliza o terceiro capítulo, mas já vendeu os direitos de adaptação das três para o cinema.