Com um elenco mais compacto que o original e sem o Rei Roberto Carlos, a Jovem Guarda – movimento que deu origem ao pop rock nacional – reviveu neste ano seus 40 anos de sucesso em shows pelo Brasil. Agora, fãs de Wanderléa, Erasmo Carlos, Golden Boys e The Fevers vão poder deixar para lá os velhos LPs que marcaram época. O reencontro dos amigos da Jovem Guarda chega às lojas em versão de CD e DVD duplos, vendidos a R$ 32,90 e a R$ 52,90, respectivamente.
Gravado durante os shows que eles fizeram no Tom Brasil, em São Paulo, em agosto, os discos trazem sucessos como Ternurinha, O Calhambeque, Festa de Arromba e É Preciso Saber Viver.
A equipe menor foi justificada como sendo uma estratégia para facilitar o projeto. “Seria impossível reunir todos. Para viabilizar os shows, escolhemos quem morava na mesma cidade, com exceção da Wanderléa, que seria a única a ter de viajar para as gravações. E havia também uma questão de afinidade”, conta Erasmo Carlos, o grande parceiro do Rei, com quem hoje não divide mais versos de amor – eles só compõem juntos canções que falem de outros temas.
“Este reencontro foi tão interessante e surpreendente que fica difícil explicar. A gente sente a responsabilidade de nutrir o público com lembranças boas. Trazer a emoção e coisas que marcaram aquela época”, afirma Wanderléa.
A eterna Ternurinha diz que não vê esta retomada como algo nostálgico. “Acho que é um resgate do que vivemos de mais puro, porque marcamos a adolescência de muita gente, e aquela foi uma época de sonhos. É lindo ver como o público vibra com isso. É muito bonito”. Para Erasmo Carlos, as músicas da Jovem Guarda foram a trilha sonora da vida dessas pessoas.
Entre os extras do DVD, está o documentário “No Embalo da Jovem Guarda”, que conta a história do movimento, suas origens, seus ídolos, suas influências, suas músicas e seu legado. Os fatos são narrados pelos principais protagonistas, promotores e admiradores do movimento, de maneira direta e simples. Há cenas que revelam a intimidade dos camarins, o calor dos bastidores de festivais de rock e o aconchego do lar dos artistas.
Os extras contam ainda com depoimentos inéditos de Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Wanderléa, The Fevers, Golden Boys, Jerry Adriani, Wanderley Cardoso e outros.