Albus Dumbledore, o diretor da escola Hogwarts e um dos personagens da saga do bruxo Harry Potter, é homossexual, segundo sua criadora, a escritora escocesa J.K. Rowling.
Rowling, de 42 anos, fez a revelação ontem, no Carnegie Hall de Nova York, onde foi promover o sétimo e último livro da série, “Harry Potter e as Relíquias da Morte”, segundo a “BBC”.
Durante um encontro com fãs das aventuras do mago, alguém da platéia perguntou à escritora se Dumbledore tinha encontrado seu “verdadeiro amor”, e Rowling revelou a orientação sexual do personagem.
Segundo a escritora, Dumbledore era apaixonado por seu adversário, Gellert Grindelwald, a quem tinha derrotado numa antiga batalha entre bruxos do bem e do mal.
Após a surpresa inicial causada pela revelação, a platéia começou a aplaudir, e a escritora comentou: “Se soubesse que a notícia os faria tão felizes, teria dito antes”.
“O amor pode nos cegar”, acrescentou a escritora, segundo quem Dumbledore tinha sofrido uma “terrível decepção” e seu amor por Grindelwald tinha sido para ele uma “grande tragédia”.
Na internet, os fãs de Harry Potter já fizeram todo tipo de especulações sobre a sexualidade de Dumbledore, que tem um passado misterioso.
Segundo a “BBC”, Rowling contou ao público que enquanto trabalhava no projeto do sexto filme da série, “Harry Potter e o Príncipe Mestiço”, viu que o roteiro mencionava o interesse de Dumbledore por uma moça.
A escritora decidiu então esclarecer as coisas e informou ao diretor do filme, David Yates, da condição gay do personagem.