Nada de placas pedindo silêncio, nada de livros empoeirados. O Jardim Botânico de Brasília vai mudar o seu conceito de biblioteca. É a primeira biblioteca ao ar livre do Distrito Federal. E para iniciar o projeto, haverá um sarau de lançamento da campanha de doação de livros nesta sexta-feira, dia 16, às 20h no próprio parque. A entrada é gratuita.
"Não queremos uma biblioteca no formato tradicional", explica o diretor do Jardim Botânico, Jeanitto Gentilini. O projeto, que será voltado para crianças, pretende inovar esse tipo de instituição. A idéia é aliar livros à natureza, reforçando o lado lúdico da leitura.
A iniciativa – que vai começar entre a música, as fotos e os chás do sarau – é uma proposta da divisão de educação ambiental do Jardim Botânico. A proposta surgiu com as visitas diárias ao parque de cerca de 60 crianças durante o período letivo.
Ao perceber como o contato com a natureza faz diferença no aprendizado da garotada, a equipe de educação ambiental pensou em como seria bom ter um espaço especial no parque para melhorar a realização dessas atividades.
"A maior parte dos livros infantis possui bichos e plantas como personagens. Aqui as crianças não só poderão ler sobre eles, como também poderão vê-los", explica Gentilini. "A nossa intenção é tirar a criança desse mundo virtual. Queremos aproximá-la, de forma lúdica, da natureza que nos cerca", acrescenta.
Mas para o projeto acontecer, é necessário o apoio da comunidade. Sem patrocinadores, o diretor do Jardim Botânico espera que o sarau e a campanha de doações de livros sejam só o primeiro passo desse projeto.
"Nós queremos que a comunidade participe disso, ela também precisa estar integrada a essa iniciativa", afirma Gentilini. A bilioteca ao ar livre deverá estar pronta no dia 8 de março, aniversário do parque.
A campanha de doação de livros já começou. O subsecretário do meio-ambiente do Distrito Federal, Gustavo Souto Maior, foi o primeiro doador. Quem quiser participar deverá levar os livros até a portaria do Jardim Botânico, a qualquer hora do dia. A preferência é por livros infantis ou relacionados à natureza.
Serviço – Dia 16 de fevereiro, sexta-feira, às 20h. Sarau com música, exposição de fotos e chás. Entrada franca. Onde: Centro de visitantes do Parque Jardim Botânico (Setor de Mansões Dom Bosco, conjunto 12, Lago Sul, na subida da QI 23).