O cantor e compositor britânico Gary Brooker, fundador da banda Procol Harum nos anos 60, ganhou hoje uma batalha legal pelos direitos da música A whiter shade of pale, da qual foram vendidas dez milhões de cópias no mundo todo.
O Tribunal britânico de Apelação decidiu que o músico Matthew Fisher, que colaborou com uma peça de órgão no tema original de 1967, tem direito a reivindicar a autoria compartilhada, mas não os royalties.
Brooker, de 62 anos, recorreu a esse tribunal em outubro depois que Fisher, de 60, ganhou em 2006 uma solicitação perante o Tribunal Superior de Londres, que reconheceu seu direito de receber 40% dos direitos como autor da música.
Fisher apresentou sua reivindicação de autoria compartilhada 40 anos depois da gravação do tema, que se transformou em um dos hits do verão.
A whiter shade of pale, que começa com a famosa frase “We skipped the light fandango…”, se transformou em um clássico e ainda fornece royalties aos proprietários originais da canção, Brooker e o autor da letra, Keith Reid.
Ao pronunciar sua sentença, o juiz do Tribunal de Apelação disse hoje que Fisher, que agora é programador de informática, era “culpado de um atraso excessivo e imperdoável em apresentar seu processo”.
Brooker e Fisher continuam disputando sobre quem deve assumir os custos do julgamento, o que será decidido em uma futura audiência na qual também será estudado se o segundo poderá recorrer no Tribunal dos Lordes, última instância judicial do país.