Os apreciadores da boa mesa mudam-se neste fim de semana para Pirenópolis. De hoje até domingo cinco chefs de Brasília, acompanhados de outros colegas de todo o país, irão fazer a festa de quem se deslocar até aquela cidade para curtir o I Festival Gastronômico de Pirenópolis (GO). Até domingo valerá a máxima do bom gosto à mesa e até o governador de Goiás, Marconi Perillo, irá participar da festa pantagruélica.
De Brasília irão Rodrigo Sanchez (I Maestri), Mara Alcaminn (Universal Diner), Dudu Camargo e Alice Mesquita (dos restaurantes homônimos), e Kaká Silva, da pizzaria Querubina. Cada um deles fará dois jantares, sendo um hoje e outro amanhã, em pousadas distintas da bela cidade vizinha.
Na preparação do menu, valeu a criatividade e a sofisticação, levando em conta que produtos da culinária do Centro-Oeste deveriam ser usados na elaboração das receitas. E os chefs esmeraram-se. O chef Dudu Camargo estará no Restaurante Com Sabor e Som. Lá, ele servirá de entrada aos felizes comensais envelope de presunto royale recheado de bacalhau com molho de alho poró e cajú. Como prato principal, picanha de cordeiro com crosta de baru (fruta típica da região) com molho de vinagre, framboesa e gengibre, guarnecido de risoto de aspargos frescos. Para encerrar, sorvete de tapioca com calda de vinho tinto e goiabada cascão de sobremesa.
Por sua vez, o chef Rodrigo Sanchez, proprietário do classudo I Maestri, listado recentemente pela revista Gula como um dos melhores restaurantes de Brasília, pesquisou três frutas típicas da região, o araticum, a guariroba, o buriti e o baru, para bolar seus pratos. Então, Rodrigo levará para o festival um verdadeiro banquete composto de pitu façon Pireneus, pitu com molho de açafrão da terra e água de buriti, foie-gras aux Buriti, farofa de buriti e tomilho com escalope de foie-gras, tournedor inspiração do Cerrado, filé mignon em crosta de baru, molho ao vinho borgonha aromatizado com articum e risoto de cacau e coco de guariroba.
Mara Alcaminn, chef e proprietária do Universal Diner, comprova, mais uma vez, todo o seu talento. Ela criou para esse I Festival Cultural e Gastronômico de Pirenópolis uma entrada, dois pratos principais e uma sobremesa soberbos. Para começar, carnard universal, um peito de pato ao molho de pimenta de cheiro, poivre vert e alecrim com mousse de milho verde.
A primeira opção de prato principal é universal lamb, uma vitela grelhada em cama de shimejji (cogumelos do sudeste asiático) e gergelim torrado, com risoto de limão siciliano e minibroas de fubá ao perfume de alecrim. Já a segunda opção é uma coxa e sobrecoxa de frango desossada e recheada com lingüiça calabresa e pimentão colorido, envoltas em presunto de Parma, com risoto de melão e alho caramelado com licor de pequi. Para finalizar, a sobremesa sweet universal, composta de luas de queijo grana padano em calda de aceto balsâmico, vanilla em bastão, cardamomo e pé-de-moleque de bauru.
Um encontro gastronômico com todos os ingredientes para dar certo. Na próxima sexta-feira, contaremos os bastidores do festival e ainda traremos um roteiro de onde comer bem em Pirenópolis. Vale aguardar.