Ano passado, Ana Maria esteve no Vaticano, com o papa João Paulo II. “O olhar dele era profundo, penetrante, firme, transmitia muita paz”, lembra a apresentadora. Foi uma bênção para muita gente, mas só de estar na presença dele dava vontade de chorar”.
Ana Maria é devota de Nossa Senhora de Fátima. “Ter fé ajuda bastante. Acredito em vida pós-morte”. Em 2001, ela chegou a montar um altar em casa com a imagem da Virgem Peregrina de Fátima que ganhou do padre Antônio Maria e de Hebe Camargo, enquanto se submetia ao tratamento para combater um câncer no reto. “Todo mundo que teve câncer tem de fazer exames de rotina durante cinco anos”, lembra, comemorando: “Tenho tirado 10 com louvor nos meus exames”.
O período em que esteve doente não foi só de sofrimento. Pelo contrário: “Me acrescentou ganhos. Acordava de manhã e pensava que poderia ser o último dia da minha vida, então, as coisas deixaram de ter preocupação. Quando alguma coisa te irrita, pense que diferença fará daqui a um ano: 99% das coisas não vão fazer a menor diferença”.