A banda de rock britânica Rolling Stones foi encarregada de inaugurar o espaço Living Legends, do YouTube, no qual os usuários do site poderão fazer suas perguntas aos lendários intérpretes de Start me up.
Por ocasião da estréia, esta semana, de Shine a Light, o documentário que Martin Scorsese fez sobre um de seus shows, Mick Jagger e Keith Richards gravaram um vídeo de um minuto no YouTube no qual se oferecem para responder às perguntas de seus fãs, “especialmente, as mais picantes”, segundo o vocalista da banda.
“É a vez de vocês”, convida Jagger, enquanto o sempre excêntrico e menos protocolar Richards cumprimenta os internautas no banheiro e enquanto golpeia um piano. “Enviem as perguntas. Nós, faremos o que pudermos”, afirma.
As perguntas têm que ser feitas também na forma de videoclipe que, uma vez na rede, serão incluídos no canal especial que o YouTube disponibilizou: www.youtube.com/livinglegends.
Quase 400 usuários assinaram o serviço nas últimas horas. Algumas perguntas já foram enviadas, mas por enquanto estão bem longe de ser picantes.
Da África do Sul, a banda recebeu propostas para fazer show de um homem que filma seu depoimento enquanto anda pela sala de sua casa e dá seu número de telefone para que “avisem” quando passarem por lá.
Já um homem de 43 anos conta que costuma cantar as músicas do grupo nos caraoquês.
Ele pergunta o que os integrantes da banda pensam sobre a interpretação de suas canções neste tipo de locais e se os tributos disponibilizados na internet deveriam estar sujeitos a pagamento de direitos autorais, quando “na verdade não deveriam ser ilegais, e sim uma celebração de sua música”, defende.
Já um fã que não entendeu bem a proposta do Youtube questiona, irritado e por escrito nos comentários do vídeo de apresentação: “Quando vocês vão fazer um disco que não seja exatamente igual aos 15 mil que já fizeram e os quais comprei?”.
Não é a primeira vez que o YouTube se transforma em um fórum de debate.
O precedente mais claro do Living Legends aconteceu em novembro, quando cinco mil vídeos com perguntas para os pré-candidatos republicanos à Casa Branca foram recebidos antes do debate da Flórida. A CNN, que retransmitiu o ato, selecionou 40.