Menu
Promoções

Exposição mostra aquarelas de D. Antônio de Orleans e Bragança

Arquivo Geral

14/06/2007 0h00

Os 200 anos da chegada da família real portuguesa ao Brasil funcionam como mote para a exposição Paisagens Imperiais, que ficará no Antiquário Cora Guimarães de 14 de junho a 1º de julho. A mostra será composta por 20 aquarelas pintadas por D. Antônio de Orleans e Bragança, o terceiro na linha sucessória do trono brasileiro.

Um dos aquarelistas mais conceituados do País, D. Antônio pinta casarios antigos, casa de fazenda e paisagens de diversas. “As telas mostram as paisagens que Dom Pedro encontrou aqui, com destaque para a flora brasileira”, afirma Cora Guimarães, organizadora da exposição ao lado de Ibsen Noronha.

Em plena atividade, D. Antônio pinta cerca de duas telas por mês. “O trabalho dele é muito requisitado e tem um bom apelo comercial por causa da sensibilidade e do bom gosto que estão presentes em suas telas”, diz Cora, acrescentando: “a seleção que será vista pelo brasiliense é especial porque foi feita pelo próprio Dom Antônio, que escolheu suas preferidas”.

Além da beleza, as telas de Paisagens Imperiais têm um valor histórico. “Fico triste ao ver que Brasília só aparece na mídia nacional quando é mal falada. Precisamos resgatar na cidade os valores histórico e artístico que estão presentes nestas obras”, diz a curadora.

Paisagens Imperiais é a primeira exposição sediada no antiquário, mas, se depender de Cora não será a última. “Acredito muito no intercâmbio cultural. A casa pode virar um novo point cultural da cidade até porque gosto de fugir do padrão convencional das coisas”, planeja Cora, que finaliza, bem-humorada dizendo que se for “para o bem de todos e felicidade geral da nação brasiliense, diga ao povo que eu quero” entrar nesta nova empreitada.

Paisagens Imperiais – De 14 de junho a 1º de julho, diariamente, das 12h às 23h30, no Antiquário Cora Guimarães, Pontão do Lago Sul.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado