São 22 anos de diferença, mas até o aniversário cai no mesmo dia, 20 de agosto. Assim é a química entre José Wilker e Heitor Martinez, respectivamente pai e filho em Senhora do Destino. Tal semelhança já foi a explorada na minissérie O Quinto dos Infernos, em que eles viveram as fases juvenil e adulta do Conde de Marialva.
Na ficção, José Wilker e Heitor Martinez são pai e filho, mas na vida real há quem ache que os dois são parentes, tamanha a semelhança física entre os atores. “As pessoas passaram a comentar mais isso agora”, conta Martinez.
Em Senhora do Destino, João Manoel é a cópia fiel de seu pai, o ex-bicheiro Giovanni Improta. Pai e filho são cafonas, gostam de exibir jóias, usam roupas coloridas e chamativas, implicam com dona Flaviana (Yoná Magalhães), são apaixonados por mulheres da mesma família – Giovanni por Maria do Carmo (Suzana Vieira) e João Manoel por Regininha (Maria Maya) – e trabalham juntos na Escola de Samba Unidos de Vila São Miguel.
química “Os personagens são parecidos e as pessoas confundem”, conta José Wilker. “Dizem que, quando eu era mais novo, lembrava o Martinez”. Mas a química entre os dois atores não é algo do acaso. Os traços parecidos foram notados pelos diretores da TV Globo quando eles contracenaram em Suave Veneno. Martinez também acha a semelhança física muito grande: “Uma vez, vi uma foto antiga de Wilker e notei que somos parecidos. Acho que temos os mesmos olhos”.
Wilker recorda ainda outro ponto em comum entre eles fora das novelas: “Assim como eu, Heitor adora brincar e fazer rir. Isso faz com que tudo corra de forma mais agradável”. José Wilker e Heitor Martinez estão repetindo a dobradinha de sucesso que fizeram em O Quinto dos Infernos. “Ficamos bem iguais na época”, recorda Martinez.
Somando a isso a coincidência de os dois terem nascido no mesmo dia, a semelhança parece estar bem-alinhavada. Mas ainda há outro traço em comum: Wilker, de 58 anos, tem duas filhas, assim como Martinez, de 36. Heitor também.
Para complementar, as afinidades entre os dois atores são grandes. “Heitor é muito talentoso, profissional e uma pessoa generosa”, diz Wilker.
Martinez não fica atrás: “É uma honra trabalhar com alguém como Wilker”.