Menu
Promoções

Declarações de atriz ganhadora do Oscar sobre 11 de setembro geram polêmica

Arquivo Geral

03/03/2008 0h00

Um vídeo da atriz francesa Marion Cotillard no qual ela questiona a versão oficial dos atentados de 11 de setembro de 2001 contra as Torres Gêmeas de Nova York e o Pentágono foi colocado em circulação na internet e levou algumas pessoas nos Estados Unidos a exigir que seu Oscar seja retirado.

“Sem comentários”, disse hoje várias vezes à Agência Efe o advogado da premiada intérprete de “Piaf – Um Hino ao Amor”, Vincent Toledano.

Ele também silenciou ao ser perguntado sobre suas declarações à imprensa local de que Cotillard nunca quis questionar os atentados de 11 de setembro e que suas palavras foram tiradas de contexto.

Declarações feitas pela atriz há um ano em um programa da emissora “Paris Première” voltaram a ser divulgadas depois que a Academia lhe concedeu o Oscar de melhor atriz na semana passada e que a revista “Marianne” disponibilizou a entrevista em seu site.

Depois que o entrevistador da cadeia perguntou sua opinião sobre a tese de que a morte do conhecido artista Coluche não foi acidental, a atriz respondeu que “tende a acreditar em teorias conspiratórias”.

Cotillard negou que isso seja uma atitude paranóica: “Penso que mentem sobre muitíssimas coisas: Coluche, o 11 de setembro. Na internet podem ser vistos todos os filmes do 11 de setembro sobre a teoria da conspiração. É apaixonante, viciante, inclusive”.

Perguntada sobre o que mais perturbou a atriz sobre o 11 de setembro, a atriz disse: “Mostram torres do mesmo tipo atingidas por aviões e que queimaram? Há uma torre, acho que foi na Espanha, que ardeu durante 24 horas”.

(A atriz fazia referência aparentemente ao Edifício Windsor, em Madri, onde foi declarado um incêndio em 12 de fevereiro de 2005, que foi extinto pelos bombeiros e o qual obrigou depois à implosão da torre).

“Nunca foi derrubada! Nenhuma dessas torres se derruba. E ali, em poucos minutos, cai”, acrescenta a intérprete em alusão às Torres Gêmeas.

Imediatamente afirma que as Torres eram “um poço” sem fundo de dinheiro, porque foram “concluídas, acho, em 1973” e, para mudar os cabos e colocar toda a tecnologia em dia “era muito mais caro fazer obras, etc., que destruí-las”.

A atriz pergunta depois, segundo essa versão, se o homem realmente caminhou sobre a Lua.

“Em todo caso, não acredito em tudo o que ouço. Isso é certo”, afirma.

Depois que a revista “Marianne” retomou as declarações de Cotillard em seu site, as imagens da entrevista acabaram em vários site, onde, segundo a mesma fonte, as imagens foram vistas mais de quinze mil vezes.

Em diversos fóruns de internet nos Estados Unidos aparecem críticas à atriz francesa e pedidos para que devolva o Oscar ou que seja impedida de trabalhar em Hollywood.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado