A próxima edição do Cultura em Conjunto leva para uma apresentação pública, no Conjunto Nacional, o Trio Dois a Um. Formado pela violoncelista Aline Gadelha, a oboísta Lília Reis e o clarinetista Cícero Arthur Costa, o trio de estudantes apresenta composições de Heitor Villa-Lobos, Edu Lobo, Astor Piazzola e Pixinguinha, entre outros. O show é gratuito e será hoje, na praça de alimentação (2° piso), a partir das 20h.
O início desta formação deu-se após a violoncelista do grupo ouvir as Bachianas nº 5, de Heitor Villa-Lobos, executada por um duo de violoncelo e clarineta. Houve o interesse de executar a música e o arranjo encontrado mais próximo ao que essa formação necessitava foi o acréscimo do oboé. Assim surgia o Trio Dois a Um.
As primeiras apresentações do grupo foram realizadas durante a Semana dos Violoncelos e a 12ª Semana dos Sopros. Esta formação (clarineta, obé e violoncelo), possui uma inusitada combinação de timbres e o trabalho do grupo tem sido bem-aceito pelo público. O trio também já se apresentou na Biblioteca da 308 sul, na Legião da Boa Vontade e durante a Semana Universitária do UniCeub.
Desde o início do ano, o grupo está sendo orientado pela professora Madelon Guimarães, e conta, ainda, com a participação da professora Luciana Mittelstedt, ao piano.
O repertório inclui compositores como Heitor Villa-Lobos, Edu Lobo, Pixinguinha, Waldyr Azevedo, Carlos Galvão, Luiz Gonzaga e Astor Piazzolla, entre outros.