A verdadeira música de viola, trilha sonora mais valorizadas nas cidades de interior, nem sempre estão entre as mais tocadas nas rádios, mas fazem parte da história da música brasileira de raiz. Assim, o cantor sertanejo Daniel coloca sua fama a serviço dos seus antepassados no álbum Meu Reino Encantado III.
O cantor Daniel deixa de lado o requebrado e as canções românticas e mergulha no sertão. “Esse trabalho é uma satisfação pessoal. Fui criado na roça, no interior, por isso gosto muito da música de viola”, explicou o cantor, em entrevista ao Jornal de Brasília. Fazer um CD de música caipira era um projeto de Daniel com o antigo parceiro João Paulo (morto em um acidente de carro em 1997). A dupla não abria mão das modas de violas. O cantor levou adiante a idéia e, em 2000, lançou o Meu Reino Encantado, só com clássicos do instrumento de dez cordas.
Em 2003, veio o segundo CD do projeto. “Não imaginava que alcançaria tantas vendas. Isso mostra que existe um público fiel, o que dá credibilidade ao projeto”, avalia o cantor. O repertório foi escolhido por ele mesmo, com músicas que identifiquem a vanguarda sertaneja. “Quero incluir algumas dessas músicas em meus shows. É importante mostrar para o público mais jovem a qualidade da música antiga. Muito do que coloquei no CD foi sucesso há décadas”, explica.
O cantor diz que, mais do que um retorno às origens, o novo CD é uma oportunidade de dividir os vocais com cantores amigos. Na primeira faixa, o clássico Desatino, a dupla Rio Negro e Solimões canta ao lado de Daniel. Bruno e Marrone soltam a voz em Sertanejo de Coração. O pai de Daniel, José Camillo, participa de duas canções: Jeitão de Caboclo e Mala Amarela. “É um privilégio cantar ao lado do meu pai. Sempre um prazer inexplicável”, diz emocionado.
A paraguaia Perla é a convidada em Mercedita. O cantor recebe ainda dois grandes nomes da televisão brasileira: o apresentador Raul Gil participa de Bica D´Água e o cantor-ator Moacyr Franco canta Dia de Visita. Daniel traz ainda novos nomes da música pop sertaneja: Zé Henrique e Gabriel, Abel e Caim, Amaraí e Francis Jr, Lourenço e Lourival, Duo Glacial, Os Filhos de Goiás, André e Andrade e Ataíde e Alexandre. “São grandes parceiros, que valorizam a música sertaneja. Este é um projeto maravilhoso”, afirma.
Meu Reino Encantado III – CD do cantor Daniel (Warner Music/2005). 16 faixas. Produzido por Daniel e Mário Campanha. Preço médio: R$ 30.