O ganhador do Oscar de Melhor Ator, Daniel Day-Lewis, se mostrou “absolutamente encantado” por repetir o prêmio e expressou sua admiração pelo ator americano George Clooney, em quem deu um beijo antes de receber o prêmio.
Day-Lewis, que em 1990 já recebeu a mesma estatueta por seu trabalho em “Meu Pé Esquerdo”, e Clooney competiam pelo prêmio de Melhor Ator na 80ª edição dos prêmios da Academia das Artes e Ciências Cinematográficas.
“George me apoiou sempre. Além de todos os candidatos, George era o que mais estava perto de mim” se justificou Day-Lewis quando foi perguntado o que o tinha feito beijar o ator americano.
“Estava muito orgulhoso de estar incluído nesse grupo de atores. E há bastantes outros atores não incluídos que tiveram maravilhosas atuações”, acrescentou o ator nascido em Londres e com dupla nacionalidade irlandesa e britânica.
Day-Lewis incluiu nessa lista o ator porto-riquenho Benicio del Toro.
Embora durante seu encontro com a imprensa, Day-Lewis tenha se mostrou humilde e contido, o ator também foi capaz de se mostrar combativo quando um jornalista o reprovou que sempre faz papéis sérios e o perguntou se faz algo para se divertir.
“O melhor de tudo é que não tenho que falar sobre isso, simplesmente não tenho que fazê-lo porque não é da sua conta”, afirmou Day-Lewis.
Melhor filme: “Onde os fracos não têm vez”
Melhor diretor: Ethan e Joel Coen (“Onde os fracos não têm vez”)
Melhor ator: Daniel Day-Lewis (“Sangue negro”)
Melhor atriz: Marion Cotillard (“Piaf – um hino ao amor”)
Melhor ator coadjuvante: Javier Bardem (“Onde os fracos não têm vez”)
Melhor atriz coadjuvante: Tilda Swinton (“Conduta de risco”)
Melhor roteiro original: Diablo Cody (“Juno”)
Melhor roteiro adaptado: Ethan e Joel Coen (“Onde os fracos não têm vez”)
Melhor animação: “Ratatouille”, de Brad Bird
Melhor documentário:”Taxi to the dark side”, de Alex Gibney e Eva Orner
Melhor filme estrangeiro: “The counterfeiters”, de Stefan Ruzowitzky (Áustria)
Melhor fotografia: “Sangue negro”
Melhor direção de arte: “Sweeney Todd – O barbeiro demoníaco da Rua Fleet”
Melhor edição: “O ultimato Bourne”
Melhor mixagem de som: “O ultimato Bourne”
Melhor edição de som: “O ultimato Bourne”
Melhores efeitos especiais: “A bússola de ouro”
Melhor maquiagem: “Piaf – Um hino ao amor”
Melhor figurino: “Elizabeth – A era de ouro”
Melhor canção original: “Falling slowly”, de Glen Hansard e Marketa Irglova (“Once”)
Melhor trilha sonora original: Dario Marianeli (“Desejo e reparação”)
Melhor curta-metragem: “Le Mozart des pickpockets”
Melhor curta-metragem de animação: “Peter and the wolf”
Melhor documentário em curta-metragem: “Freehand”