O jornalista norte-americano Roger Ebert – único crítico de cinema a ganhar o Prêmio Pulitzer (1975) – selecionou alguns de seus numerosos ensaios sobre filmes que, segundo ele, definem a grandeza cinematográfica mundial para fazer parte do livro A Magia do Cinema (Editora Ediouro/Tecnoprint). A publicação, lançada em sua versão brasileira na 18ª Bienal do Livro de São Paulo, lista comentários dos cem melhores filmes já realizados segundo sua opinião.
Ebert elegeu os textos entre filmes americanos, espanhóis e franceses, falados e mudos. O primeiro título a ser exaltado pelo autor é o futurista 2001: Uma Odisséia no Espaço, de Stanley Kubrick. Em seguida, lista clássicos de Hollywood como Casablanca e E o Vento Levou; recorda três grandes títulos da filmografia do espanhol Luis Buñuel (A Bela da Tarde, Um Cão Andaluz e O Anjo Exterminador).
Crítico do Chicago Sun Times desde 1967, Roger Ebert, também cita Cidadão Kane, considerado por ele o mais relevante da história do cinema. A paixão de Ebert pelo filme de Orson Welles o levou ainda a gravar comentários para a edição em DVD da película.