Começam hoje as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2005. No ano passado, 16.119 brasilienses se inscreveram no exame, que não é obrigatório, mas serve como auto-avaliação para os estudantes. Há sete anos, desde que foi criado, o Enem tem o objetivo de mostrar ao estudante que conteúdos ele está dominando e em quais precisa melhorar.
Apesar da não obrigatoriedade, o exame já é utilizado por diversas instituições nos processos de seleção. Participam do Enem os concluintes do Ensino Médio. As inscrições estarão abertas até o próximo dia 15 em todo o Brasil ao preço de R$ 35 e poderão ser feitas nas próprias escolas em que estejam matriculados. Os estudantes de escolas públicas não precisam pagar a taxa de inscrição.
Na segunda fase, entre os dias 25 de abril e 6 de maio, as inscrições serão abertas para os egressos da educação básica. Os interessados deverão se dirigir às agências dos Correios ou se inscrever pela internet (www.enem.inep.-gov.br/inscricao). O participante poderá ficar isento se apresentar declaração de carência.
Para os que tiverem interesse em se candidatar a uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni), o exame é obrigatório. A nota, além de trazer uma auto-avaliação para o aluno, será usada como critério de seleção para o ProUni.
ExpansãoSegundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – responsável pela aplicação das provas -, a obrigatoriedade do exame para candidatos às bolsas do ProUni deverá aumentar o interesse pelo Enem. Com isso, foi organizada uma expansão de 17% no número de locais de provas, em relação à edição do ano passado, quando 608 cidades receberam os participantes do exame.
Em 2004, as avaliações aconteceram em 608 cidades. Neste ano, elas ocorrerão em 727 municípios. Os estados que tiveram aumento no número de localidades de prova foram Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais e Espírito Santo. São Paulo e Minas Gerais são as unidades da Federação que têm mais locais de prova: 153 e 110 municípios, respectivamente.
Segundo José de Sousa França, professor de Matemática e coordenador da Secretaria de Vestibulares do Colégio Sigma, nove faculdades do Distrito Federal utilizam as notas do Enem nos processos de seleção. “Em um universo de 77 faculdades que existem hoje no DF, ainda é um número pequeno, mas que cresce a cada dia. A UnB já utiliza o PAS, mas acho que a adesão ao Enem é apenas uma questão de tempo”, prevê.