O quadrinista brasiliense Caio Tavares M. Gómez foi o vencedor na Categoria Tiras no 34º Salão Internacional de Humor de Piracicaba (SP). O anúncio dos ganhadores e a entrega dos prêmios ocorreram na cerimônia de abertura da exposição com as obras vencedoras, no Parque Engenho Central, na cidade do interior paulista.
O evento, considerado um dos maiores e mais importantes do gênero em todo o mundo, registrou este ano seu recorde de trabalhos inscritos. Foi uma resposta positiva à estratégia adotada na edição 2007, de somente divulgar os vencedores na noite de abertura da exposição e de valorizar o prêmio em dinheiro, num reconhecimento à importância do trabalho dos artistas. A solenidade foi apresentada por Serginho Groissman.
O Grande Prêmio do Troféu Zélio, no valor de R$ 15 mil, foi concedido ao carioca José Raimundo Costa do Nascimento. A lista de vencedores de outras categorias segue com Evaristo Daniel Rodrigues, por Mineiros do Tietê (cartum); Jean Carlos Galvão, na categoria de charge; e José Raimundo Costa do Nascimento, em caricatura.
Na opinião de alguns dos mais importantes artistas do setor, o trabalho de seleção e premiação foi muito difícil, devido à alta qualidade dos trabalhos inscritos. Para Zélio Alves Pinto, fundador do Salão e homenageado de modo permanente com o troféu que, a partir deste ano, leva seu nome, “a qualidade dos trabalhos no Salão Internacional de Humor de Piracicaba é, sem dúvida, um imenso desafio para os integrantes do júri”.
A exposição dos trabalhos selecionados para o 34º Salão Internacional de Humor de Piracicaba fica em cartaz naquela cidade até o dia 14 de outubro.