Numa era pós-Bob Marley, falecido em 1981, o universo musical jamaicano encontrou abrigo e repôs seu fôlego no ano seguinte à morte do pai do reggae, graças ao pulso firme de uma das mais importantes figuras da dub music, o produtor Mad Professor, pupilo de Lee “Scratch” Perry (consagrado na década de 70 como o grande precursor do dub), que sagrou-se gênio ao modernizar o uso dos efeitos de estúdio com picapes psicodélicas e, invariavelmente, sem sentido.
A gravadora Deckdisc voltou os olhos às entranhas do dito subgênero do reggae e redescobriu três preciosidades de Mad Professor e outros dois títulos recém-lançados pelo selo Ariwa Sounds, do produtor nascido na Guiana, naturalizado inglês e respeitadíssimo em solo jamaicano. A Série Mad Professor leva às prateleiras o primeiro e até então inédito disco solo de Professor no Brasil, Dub Me Crazy (1982). No mesmo garimpo dos anos 80, a coleção reencontra as parcerias firmadas com Pato Banton e Perry (Mad Professor Captures Pato Banton e Mystic Warrior, e lança dois dos mais recentes títulos produzidos pelo mestre: Dub Revolutionarys – Sly & Robbie Meets Mad Professor, Featuring Dean Fraser, (2003), e Rise Up (2004), de Horace Andy.
Todos os discos são originalmente do catálogo da gravadora de Professor, que lançou 160 álbuns nas duas últimas décadas e foi primordial na difusão da música multicolorida da Jamaica. Professor também impulsionou a carreira do DJ brasileiro Marcelinho da Lua (vencedor do Prêmio Tim de música eletrônica com o álbum Tranqüilo). Juntos, Mad e o DJ tupiniquim lançaram recentemente Mad Professor Meets Marcelinho da Lua in A Dubwise Style. um trabalho vigoroso que não foi escalado para compor a série.
Cada título do pacote lançado pela Ariwa Sounds, via DeckDisc, representa uma fase da musicalidade de Mad, cultuada nos anos 80, empobrecida na década de 90 e revigorada nos dois últimos anos. O primeiro e mais antológico disco da coleção, Dub Me Crazy, mostra os primeiros experimentos de Professor nas picapes. A obra, datada de 1982, entroniza a mixagem acima da própria música e se limita às novas descobertas do produtor dentro de um ainda embrionário dub.
O instrumental Dub Revolutionarys também carrega uma dosagem de experimentalismos, mais discreta, porém passível de incompreensão. A música, essencialmente dub, de Professor inclina-se para o reggae e canaliza em trabalhos mais pop quando contracena com Pato Banton, Lee Perry e, por trás dos panos, conduz a música de Horace Andy.
Série Mad Professor – Cinco álbuns produzidos pelo artista (Ariwa Sounds/Deckdisc). Preço médio: R$ 30 por CD.