Menu
Ponto do Servidor

Sindicatos unidos contra as organizações sociais

Arquivo Geral

07/07/2016 7h00

Entidades sindicais ligadas à saúde do DF se reúne, na tarde de hoje, com a presidente da Câmara Legislativa, para levar uma proposta unificada das categorias totalmente contrária à implementação de organizações sociais para a gestão da saúde no DF. Os sindicalistas argumentam que as OSs instaladas em outros estados colecionam péssimos exemplos de mau funcionamento e, nos casos mais graves, até desvio de recursos públicos. Para tratar do assunto, já está agendada uma assembleia geral para reunir todas as categorias, no dia 2 de agosto, no estacionamento da UPA de Ceilândia..

Creche em risco

Servidores do Tribunal de Justiça do DF correm o risco de perder o benefício da creche para os filhos de até seis anos de idade, já a partir deste semestre. Quem informa é o Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário e do Ministério Público da União (Sindjus-DF), que explica o motivo: a administração do Tribunal tem sinalizado dificuldades para manter a creche, localizada no prédio conhecido como Siguinho, no Setor de Indústrias Gráficas (SIG). Como o local é alugado, o Tribunal estudaria um outro local para acomodar a creche e as demais unidades que funcionam no prédio.

Medidas judiciais

O sindicato diz que vê com preocupação a possibilidade de haver cortes que penalizam os servidores. “Ter um local seguro para que os filhos permaneçam é condição indispensável para o desempenho das funções de servidoras e servidores”, diz a entidade, que promete analisar as medidas jurídicas que poderão ser tomadas, caso a extinção da creche se concretize.

Confusão

O SindSaúde questiona o envio de cartas aos aposentados e pensionistas filiados da entidade, que teria sido feito pelo SindSer. Para o sindicato comandado por Marli Rodrigues, trata-se de prática condenada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que não permite a busca de novos clientes por meio de cartas – o sindicato, de acordo com o SindSaúde, pede a apresentação de documentos para dar entrada em uma ação que garantiria aos aposentados uma titulação. “O departamento jurídico do SindSaúde-DF entende que a convocação atenta frontalmente o Código de Ética do Advogado. Além de irregular, estimula a prática já conhecida de fraude e estelionato, tornando imprescindível que esta entidade encaminhe denúncia à OAB-DF para analisar a conduta do profissional constante do instrumento de procuração”, informou o sindicato que representa os servidores da saúde.

Frente parlamentar

Está no Diário da Câmara Legislativa a formalização da Frente Parlamentar Contra a Entrega dos Serviços Públicos de Saúde do DF às organizações sociais. Criada por iniciativa do deputado petista Chico Vigilante, o grupo deve atuar em defesa da prestação dos serviços de saúde pelo poder público.

A favor

Assinaram o requerimento os deputados Ricardo Vale (PT), Cláudio Abrantes (Rede), Reginaldo Veras (PDT), Wellington Luiz (PMDB), Renato Andrade (PR), Chico Leite (Rede) e Rafael Prudente (PMDB).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado