Menu
Ponto do Servidor

Novos concursos agora só em 2018

Arquivo Geral

08/06/2016 7h00

Foto: José Cruz/ABr

Mais uma notícia vinda da equipe do presidente Michel Temer que deixa os concurseiros e os próprios servidores de cabelos em pé. Ao divulgar os novos limites de empenho e pagamento do governo para este ano, o ministro interino do Planejamento, Dyogo Oliveira (foto), reafirma que a aprovação de reajustes para o funcionalismo público não comprometem o ajuste fiscal. Mas, depois de assoprar, ele morde: o Governo Federal vai manter a suspensão de novos concursos públicos federais até o próximo ano.

O reajuste dos servidores, ele explica, é inferior à inflação e estão plenamente de acordo com o ajuste fiscal. “O que foi acordado foram reajustes satisfatórios de reposições da inflação, que serão aplicado só em agosto e já estavam previstos”, destaca.

Sobre o congelamento dos concursos, Oliveira diz que a Lei Orçamentária, enviada ao Congresso Nacional ainda pelo governo Dilma Rousseff, já limitava a realização de novos certames para contratação de pessoal.

Sem orçamento

“A lei previu que não haveria novas autorizações de concursos. Para 2017, a mesma regra. Existem alguns concursos que estão em andamento, com autorização de anos anteriores, mas não há autorização de novos. O orçamento não vai prever novas contratações e a realização de novos concursos”, reitera.

Com parte de um plano de contenção de despesas, o governo Dilma já havia anunciado a suspensão de novos certames neste ano, o que afetaria até 40.389 cargos que estavam previstos no orçamento.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado