Menu
Política & Poder

Vereador de Porto Alegre é preso por suspeita de extorquir assessores

André Carús é suspeito de obrigar assessores a tirar empréstimos consignados e repassar o dinheiro a ele.

Lindauro Gomes

01/10/2019 11h18

Porto Alegre, Rs 14/01/2019: Na presença do prefeito Nelson Marchezan Júnior, e do vice-prefeito, Gustavo Paim, a Prefeitura de Porto Alegre promoveu nesta segunda-feira (14), durante cerimônia realizada no Salão Nobre do Paço Municipal, o lançamento do edital de concessão para o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Parque da Harmonia), com base no Decreto Municipal nº 19.792 de 20 de julho de 2017. Foto: Joel Vargas/PMPA

O vereador André Carús (MDB), de 37 anos, foi preso nesta terça-feira, dia 1º, em seu apartamento em Porto Alegre. A prisão é resultado de uma operação da Polícia Civil que cumpre, desde às 6h, dois mandados de prisão e dez de busca e apreensão na casa do vereador e em seu gabinete parlamentar.

Além disso, estão sendo cumpridas diligências nas casas de seus assessores. André Carús é suspeito de obrigar assessores a tirar empréstimos consignados e repassar o dinheiro a ele.

A operação policial, denominada “Argentários”, foi deflagrada para combater crimes contra a administração pública e associação criminosa dentro da Câmara Municipal de Porto Alegre.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa do vereador que, por telefone, informou que desconhece o motivo da prisão. “Ainda é muito cedo para falar sobre o tema”, disse a assessora. O nome e telefone do advogado de defesa de Carús não foi repassado à reportagem. “Assim que tivermos todas as informações, iremos colocar vocês em contato com o advogado”, finalizou a assessoria.

Agentes da Polícia Civil estiveram no apartamento do vereador, onde foram apreendidos diversos documentos. Carús foi diretor-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e, em 2016, foi eleito vereador com 6.882 votos, o segundo mais votado do MDB.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado