Menu
Política & Poder

Veja as mais recentes pesquisas nas disputas pelas prefeituras das principais cidades do país

Primeiro turno das eleições municipais ocorre em 15 de novembro

Redação Jornal de Brasília

06/10/2020 12h49

Os institutos Datafolha e Ibope têm divulgado pesquisas sobre as corridas a prefeito nas principais cidades do país. O primeiro turno das eleições municipais ocorre em 15 de novembro.

Confira as pesquisas mais recentes.

SÃO PAULO
Em pesquisa Datafolha divulgada em 24 de setembro, o deputado federal Celso Russomanno (Republicanos) lidera a corrida pela prefeitura com 29% das intenções de voto. Atrás dele vem o atual prefeito, Bruno Covas (PSDB), com 20%, quase o mesmo índice daqueles que dizem que vão votar em branco ou nulo (17%).

Em terceiro lugar empatam Guilherme Boulos (PSOL, 9%) e o ex-governador paulista Márcio França (PSB, 8%). Não sabem responder 4%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

RIO DE JANEIRO
O Ibope divulgou em 2 de outubro a primeira pesquisa eleitoral para a Prefeitura do Rio. O ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) lidera, bem à frente dos demais candidatos.

O levantamento mostra que a disputa por uma vaga no segundo turno está acirrada, com empate técnico entre o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), Martha Rocha (PDT) e Benedita da Silva (PT).

Segundo a pesquisa, Paes tem 27% das intenções de voto. Crivella vem em seguida com 12%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, o prefeito está empatado com Martha Rocha (8%) e Benedita da Silva (7%).

Em um terceiro pelotão, estão Eduardo Bandeira de Mello (Rede), Cyro Garcia (PSTU), Clarissa Garotinho (PROS), Renata Souza (PSOL) —oscilando entre 4% e 2% das intenções de voto.

Luiz Lima (PSL) e Suêd Haidar (PMB) marcam 1%. Paulo Messina (MDB), Fred Luz (Novo), Glória Heloíza (PSC) e Henrique Simonard (PCO) não pontuaram.

A pesquisa também mostra que o eleitor ainda está distante de decidir em quem votará. O percentual de votos brancos e nulos é de 28%, maior do que as intenções de voto de todos os candidatos até aqui.

A margem de erro é de três pontos percentuais. O nível de confiança estimado é de 95%. O contratante foi a TV Globo.

RIBEIRÃO PRETO
O atual prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB) lidera a intenção de votos com 26%, segundo pesquisa Ibope divulgada em 5 de outubro.

Em seguida aparece Chiarelli (Patriota) com 17%, seguido por Coronel Usai (PRTB) e Suely Vilela (PSB) com 6%.

Machado (PT) e Mauro Inácio (Psol) têm 3% das intenções e voto, Cris Bezerra (MDB), 2% e Rodrigo Junqueira (PSL), 1%.

Emilson Roveri (Rede) e Vanderley Caixe (PCdoB) não atingem 1% das intenções de voto e o candidato GB33 (PMN) não foi citado. A margem de erros é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

SALVADOR
Atual vice-prefeito de Salvador (BA), Bruno Reis (DEM) tem 42% das intenções de voto na disputa eleitoral de 2020, segundo indica pesquisa Ibope divulgada em 5 de outubro. Ele é seguido por Pastor Sargento Isidório (Avante), que tem 10%, e por Major Denice (PT) e Olívia Santana (PCdoB), ambas com 6%.

Como a margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, Isidório, Denice e Olívia estão tecnicamente empatados em segundo lugar. Brancos e nulos somaram 17%. Já 8% não responderam ou disseram não saber em quem votariam.

JOÃO PESSOA
O candidato Cicero Lucena, do Progressistas, tem 18% das intenções de voto na disputa eleitoral pela Prefeitura de João Pessoa, segundo aponta pesquisa Ibope divulgada em 5 de outubro.

Nilvan Ferreira (MDB) aparece com 15%, Ricardo Coutinho (PSB), com 12%, e Wallber Virgolino (Patriota), com 10%.

Como a margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos, todos os quatro estão tecnicamente empatados. Brancos e nulos somaram 20%. Já 8% não responderam ou disseram não saber em quem votariam.

BELÉM
A disputa pela Prefeitura de Belém (PA) tem Edmilson Rodrigues (PSOL) na liderança isolada, com 39% das intenções de voto na pesquisa Ibope divulgada em 3 de outubro.

Priante (MDB) está em outro patamar de intenções de votos, com 10%. Com 5% estão o Delegado Federal Eguchi (Patriota) e Gustavo Sefer (PSD). Eles são seguidos por Cassio Andrade (PSB), Mario Couto (PRTB), Thiago Araujo (Cidadania) e Vavá Martins (Republicanos), cada um com 4% de intenções de voto.

Como a margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos, todos estão tecnicamente empatados.

Dr. Jeronimo (PMB) tem 2%, e Cleber Rabelo (PSTU), Guilherme Lessa (PTC) e Jair Lopes (PCO) marcaram 1% cada um.

PORTO ALEGRE
Manuela D’Ávila (PCdoB) tem 24% das intenções de voto na disputa eleitoral à Prefeitura de Porto Alegre, segundo indica a pesquisa Ibope divulgada em 5 de outubro.

Em seguida, aparecem José Fortunati (PTB), com 14%, Sebastião Melo (MDB), com 11%, e Nelson Marchezan Júnior (PSDB), com 9%. Todos estão tecnicamente empatados em segundo lugar.

Juliana Brizola (PDT) surge com 5%, João Derly (Republicanos), com 4%, Fernanda Melchionna (PSOL), com 3%, Valter Nagelstein (PSD), com 3%. Gustavo Paim (PP) e Julio Flores (PSTU) têm 1% cada um.

A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

FLORIANÓPOLIS
Atual prefeito de Florianópolis (SC), Gean Loureiro (DEM) tem 44% das intenções de voto na disputa eleitoral de 2020, segundo aponta pesquisa Ibope divulgada em 5 de outubro.

Ele é seguido por Angela Amin (PP), que tem 15%; Pedrão (PL), com 9%; e Professor Elson (PSOL), 7%. Como a margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, Angela, Pedrão e Elson aparecem tecnicamente empatados em segundo lugar.

Como a margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, Angela, Pedrão e Elson aparecem tecnicamente empatados em segundo lugar.

Brancos e nulos somaram 10% —a mesma porcentagem dos que preferiram não responder ou disseram não saber em quem votariam.

BELO HORIZONTE
Atual prefeito de Belo Horizonte (MG) e candidato à reeleição, Alexandre Kalil (PSD) aparece com 58% das intenções de voto na disputa eleitoral pela prefeitura da capital mineira, segundo aponta a pesquisa Ibope divulgada em 2 de outubro.

Ele é seguido por João Vitor Xavier (Cidadania), com 4%. Áurea Carolina (PSOL) tem 3%, Bruno Engler (PRTB), 3%, Nilmário Miranda (PT) e Rodrigo Paiva (Novo), 2% cada um. Brancos e nulos somaram 14%.

Não sabem ou não responderam totalizaram 9%. Cabo Xavier (PMB), Lafayette Andrada (Republicanos), Luisa Barreto (PSDB), Professor Wendel Mesquita (Solidariedade) e Marilia Domingues (PCO) tiveram 1% cada um.

Fabiano Cazeca (PROS), Wadson Ribeiro (PCdoB) e Wanderson Rocha (PSTU) conseguiram menos de 1%.

O Ibope também questionou em quem o eleitor não votaria de jeito nenhum. Cabo Xavier e Kalil aparecem na ponta com 16% cada um.

A margem de erro é de três pontos percentuais. O nível de confiança estimado é de 95%.

As informações são da FolhaPress

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado