Menu
Política & Poder

Tucanos assumem o controle da Região Metropolitana do DF

Arquivo Geral

04/10/2016 7h00

Marconi Perillo: partido do governador tucano está no comando das principais cidades do Entorno. Foto: Rodrigo Cabral

Millena Lopes
[email protected]

O PSDB, do governador de Goiás Marconi Perillo, é o grande vencedor das eleições no Entorno do DF. Sete prefeituras – incluindo as das cidades mais importantes da região – estarão sob o comando da sigla a partir do ano que vem. Em Corumbá de Goiás, Célio Fleury; em Luziânia, Marcelo Melo; em Novo Gama, Sônia Chaves; em Padre Bernardo, Claudienio; em Valparaíso, Pábio Mossoró; em Águas Lindas, Hildo do Candango; e na mineira Unaí, Branquinho.

A despeito da boa performance do partido em todo o País, o sucesso das urnas nas cidades goianas também é atribuído ao desempenho do governador tucano. “Tem que levar em consideração que Marconi Perillo está fazendo uma bela gestão no Estado de Goiás e isso acaba refletindo no município”, observa o o presidente da sigla no DF, deputado federal Izalci Lucas.

Além das sete prefeituras, o PSDB conseguiu eleger outros quatro prefeitos, em coligações, conforme faz questão de ressaltar Izalci. “Ou seja, 11 dos 22 municípios que formam a Ride (Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno )”, observa.

Os eleitos

Abadiânia – Zé Diniz (PSD)
Água Fria – Dr. Eduardo (PTC)
Águas Lindas – Hildo do Candango (PSDB)
Alexânia – Dr. Allysson (PPS)
Cabeceiras – Tuta (PDT)
Cidade Ocidental Fábio Correa (PRTB)
Cocalzinho – Alair (PR)
Corumbá – Célio Fleury (PSDB)
Cristalina – Daniel do Sindicato (PSB)
Formosa – Ernesto Roller (PMDB)
Luziânia – Marcelo Melo (PSDB)
Mimoso – Nivaldo (PR)
Novo Gama – Sônia Chaves (PSDB)
Padre Bernardo – Claudiênio (PSDB)
Pirenópolis – Hoão do Léo (DEM)
Planaltina – Dr. Davi (PROS)
Santo Antônio – Dr. Adolpho (PMDB)
Valparaíso – Pábio Mossoró (PSDB)
Vila Boa – Felipe Santana (PRTB)
Buritis – Dr. Keny (PDT)
Unaí – Branquinho (PSDB)

Os maiores trunfos do partido são as maiores – Luziânia, Águas Lindas, Valparaíso e Novo Gama. “O caos nacional que o PT deixou também incentiva a necessidade de mudança”, justifica ele, ao contabilizar que, nacionalmente, os tucanos cresceram, em função do encolhimento das prefeituras administradas pelo PT.

“Isso aumenta nossa responsabilidade, porque estamos pegando prefeituras em estado de calamidade. Temos de colocar essas cidades no eixo, mas o PSDB tem condições, já que tem esse perfil de boa gestão, de responsabilidade fiscal”, destaca o tucano.

Apoio certeiro

O deputado federal Rogério Rosso (PSD-DF) também pode se considerar vitorioso neste pleito. Ele calcula que 90% dos candidatos que apoiou foram eleitos – e eles não foram necessariamente do PSD, legenda que ele preside no DF . A parceria com o “amigo” e deputado federal Célio Silveira (PSDB-GO) rendeu a boa performance, segundo ele.

“Fiquei concentrado, até pela missão da liderança, no PSD nacional”, comentou Rosso, que visitou quase todos os estados. “Estou muito satisfeito com os resultados das eleições no Entorno, mas não tive uma participação muito intensa”, disse o ex-governador do DF. Ele destaca que o resultado mostra um equilíbrio de forças, entre PSD, PSDB e PMDB.

Sub júdice

Cristovam Tormin, cujo registro de candidatura está sub judice, é do partido de Rosso. Pelo número de votos – 39.660 votos, ele seria reeleito para a prefeitura de Luziânia, mas está com a o registro indeferido junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado