Menu
Política & Poder

TRF-1 encerra ação contra Lula por esquema ilícito do BNDES com a Odebrecht

De acordo com os desembargadores, o MPF não relatou elementos suficientes que justificassem o prosseguimento do processo

Redação Jornal de Brasília

01/09/2020 17h45

Foto: Agência Brasil

Por unanimidade, o Tribunal Federal Regional da 1ª Região (TRF-1) trancou ação penal em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) era acusado de influenciar contratos firmados entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a construtora Odebrecht.

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), Lula recebeu propina por meio de seu sobrinho, Taiguara Rodrigues dos Santos, em troca da influência.

Taiguara fechou contratos entre sua empresa e a empreiteira para atuar em Angola, no valor de R$ 20 milhões.

A 4ª Turma da Corte votou pelo trancamento da ação. De acordo com os desembargadores, o MPF não relatou elementos suficientes que justificassem o prosseguimento do processo.

O relator, Néviton Guedes, destacou que havia “insuficiência probatória” para seguir com a ação. Com isso, o caso foi encerrado.

O TRF-1 já tinha trancado, em junho, essa ação penal em relação a Taiguara. Após o caso, a defesa de Lula pediu que o mesmo entendimento fosse aplicado ao ex-presidente.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado