Menu
Política & Poder

Sessão nesta terça (10) inicia passos da reforma da Previdência no Senado

É a primeira das cinco reuniões necessárias para que a PEC seja aprovada em primeiro turno. Davi Alcolumbre se reunirá com lideranças durante a sessão

Willian Matos

10/09/2019 10h54

Foto: DCI

Willian Matos
[email protected]

Uma sessão temática para discutir a reforma da Previdência acontece às 14h desta terça-feira (10) no Senado Federal. Especialistas favoráveis e contrários à mudança participarão da reunião, que tem caráter interativo, isto é, aberto para participação popular.

Dentre os especialistas, estão o secretário de Trabalho e Previdência, Rogério Marinho. É a primeira das cinco sessões de discussão necessárias para que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019 possa ser aprovada em primeiro turno — no segundo turno, são três as reuniões.

Enquanto a sessão acontece, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, se reunirá com lideranças partidárias para tratar da tramitação da reforma. A primeira votação está prevista para a próxima semana, e a conclusão deve acontecer no dia 10 de outubro.

Aprovada na semana passada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), a proposta defendida pelo governo passou a ser acompanhada por uma PEC paralela, que reúne as emendas acolhidas pelo relator, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). O texto, transformado na PEC 133/2019, teve aprovação unânime na CCJ, num amplo acordo de líderes, costurado também com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que se comprometeu a dar prosseguimento à PEC.

No Senado, a PEC pararela caminhará com o texto principal, já aprovado pela Câmara, até a votação de primeiro turno. Depois, retornará à CCJ para receber emendas.

Com informações da Agência Senado

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado