Menu
Política & Poder

Sem-terra ocupam ministério e fazenda de amigo de Temer

Agência Estado

23/08/2016 12h02

MST

Cerca de 300 integrantes do Movimento Brasileiro dos Sem Terra (MBST) e da Frente Nacional de Luta (FNL) invadiram ontem o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, em Brasília. A Polícia Militar do Distrito Federal foi chamada. Segundo a pasta, vidros foram quebrados e armários foram depredadas durante a ocupação.

Os representantes dos movimentos sociais protestam contra o presidente em exercício Michel Temer, e reivindicam reforma agrária e políticas públicas mais sólidas para os trabalhadores do campo.

O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, afirmou, em nota, que a invasão do prédio é uma agressão à sociedade brasileira. “A violência política precisa ser uma página virada na história brasileira. A invasão e os atos de vandalismo, que se seguiram provocados por movimentos ditos sociais, são agressões ao patrimônio de toda a sociedade brasileira.”

Em São Paulo, cerca de 300 integrantes da Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL) invadiram nesta segunda-feira, 22, a Fazenda Esmeralda, em Duartina. A propriedade pertence a João Baptista Lima Filho, ex-assessor e amigo do presidente em exercício.

A mesma área já foi invadida outras duas vezes em maio deste ano, primeiro pelo Movimento dos Sem Terra (MST), depois pela FNL. Os sem-terra afirmaram que a ocupação visava a pressionar o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para acelerar a desapropriação de áreas na região para o assentamento de famílias acampadas.

Segundo a Polícia Militar, o grupo chegou em mais de 20 carros e dois ônibus e forçou a entrada, que estava protegida por seguranças. Não houve confronto. Lima Filho, que assessorou Temer quando este era secretário da Segurança Pública em São Paulo, divide a propriedade da fazenda com a empresa de engenharia e arquitetura Argeplan, da qual também é sócio. A empresa informou que as terras são produtivas e que está tomando providências para obter a reintegração de posse. A fazenda tem 1,5 mil hectares.

Em 1º de junho, uma semana após desocupar a fazenda, o líder da FNL, José Rainha Junior, foi recebido por Temer no Palácio do Planalto, em encontro intermediado pelo deputado Paulo Pereira da Silva (Solidariedade). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Fonte: Estadao Conteudo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado