Menu
Política & Poder

Sem citar EUA, Mandetta critica intervenções nas compras da China

Nós estamos dialogando com os países no sentido de ter um mínimo de racionalidade nesse momento, para podermos achar um ponto de equilíbrio”, disse Mandetta

Redação Jornal de Brasília

03/04/2020 18h57

Sem mencionar nominalmente os Estados Unidos, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, fez duras críticas à postura do governo americano, que tem atuado para concentrar todas as compras de insumos emergenciais produzidos pela China, deixando o Brasil e demais países desassistidos, mesmo após terem efetuado suas compras para enfrentar a pandemia do novo coronavírus.

“Estamos vendo retenção sobre produções globais de máscaras. Quase que uma coisa assim: ‘isso era global, agora é só pra atender o meu país’. Nós estamos dialogando com os países no sentido de ter um mínimo de racionalidade nesse momento, para podermos achar um ponto de equilíbrio”, disse Mandetta.

O ministro ponderou que a China permaneceu fechada durante fevereiro e março com seus insumos, para atender o mercado interno, mas isso gerou um problema em todo mundo, já que os chineses são responsáveis por mais de 90% da produção mundial desses equipamentos e insumos de proteção. O problema, no entanto, é que o presidente Donald Trump tem atuado para que os insumos sejam todos direcionados aos Estados Unidos.

“O momento continua difícil em termos de abastecimento de sopradores. Nós não confirmamos hoje o que vai entrar de respiradores e material”, comentou Mandetta, ao citar que a Bahia esperava a chegada de 680 sopradores, o que não ocorreu.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado