Menu
Política & Poder

Seis urnas eletrônicas serão auditadas pelo TRE-DF neste domingo (28)

Arquivo Geral

27/10/2018 12h02

Foto: Rodolfo Buhrer/Reuters.

Rafaella Panceri
[email protected]

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) divulgou, nesta manhã, o resultado do sorteio das urnas que passarão pela Auditoria da Votação Eletrônica neste domingo (28). O procedimento acontece desde 2002 e tem o objetivo de atestar a integridade e a confiabilidade das urnas eletrônicas de todo o País. Aberto ao público, ocorre com a supervisão de partidos políticos e autoridades.

Seis urnas foram sorteadas entre todas as seções eleitorais do DF. Três passarão por uma votação em ambiente controlado, dentro do TRE-DF. Na última semana, os partidos políticos foram convidados a preencher cédulas de votação que estão depositadas em urnas de lona. No dia da eleição, é feita uma simulação: esses votos são inseridos no sistema da Justiça Eleitoral (SAVP) e digitados na urna eletrônica.

Ao final, é impresso um boletim de urna, que é comparado aos resultados do SAVP. O objetivo é atestar que os votos digitados na urna eletrônica conferem com os manuais.

Verificação de assinaturas digitais acontece pela primeira vez na história. Foto: TRE-DF/Reprodução

Verificação de sistemas
Outras três urnas serão utilizadas em seções de votação fora do TRE-DF. Essa auditoria será realizada imediatamente antes da votação oficial e tem o objetivo de verificar os sistemas instalados nas urnas eletrônicas.

Durante o procedimento, que acontece pela primeira vez na história, os auditores verificarão se as assinaturas digitais dos sistemas instalados nas urnas eletrônicas conferem com as assinaturas digitais dos sistemas lacrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no início de setembro.

Leia Mais: Estudantes de escola pública participam de auditoria das urnas eletrônicas

O procedimento de digitação na urna eletrônica é filmado, com disponibilização simultânea da imagem em aparelho de televisão. Ao final dos trabalhos, às 17h, os resultados do SAVP serão confrontados com os da urna eletrônica e deverão coincidir. Desde a criação do procedimento, nenhuma imprecisão foi detectada.

De acordo com o TRE, os seis dispositivos serão auditados para “assegurar a integridade e a confiabilidade das urnas eletrônicas”. O evento, realizado pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) em todas as unidades da federação, é aberto ao público, com supervisão de partidos políticos e autoridades.

» As seções sorteadas para o segundo turno do DF são:

Auditoria em ambiente controlado
1. Seção 304 – 15ª Zona Eleitoral – 318 eleitores aptos (CILT – Taguatinga)

2. Seção 921 – 8ª Zona Eleitoral- 215 eleitores aptos (Escola Classe 03- Ceilândia)

3. Seção 74- 14ª Zona Eleitoral – 372 eleitores aptos (Escola Classe 316 Norte)

Auditoria de integridade dos sistemas
1. Seção 357 – 2ª Zona Eleitoral – 391 eleitores aptos (CEF 02 – Paranoá)

2. Seção 198 – 20ª Zona Eleitoral – 385 eleitores aptos (Escola Classe 52)

3. Seção 49 – 11ª Zona Eleitoral – 292 eleitores aptos (Centro Educacional 02- Cruzeiro Novo)

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado