Menu
Política & Poder

Saúde na CLDF: projeto é aprovado por primeira comissão

Arquivo Geral

24/01/2019 19h22

Foto: Myke Sena/Jornal de Brasília

Eric Zambon
[email protected]

O presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (Cesc) da Câmara Legislativa, Jorge Vianna (Podemos), emitiu parecer contrário ao projeto que transforma o Instituto Hospital de Base em Instituto de Gestão Hospitalar da Saúde do DF. O documento, contudo, foi rejeitado na sessão extraordinária desta quinta-feira (24) por 14 votos a 8 e a matéria passou pela primeira comissão na Casa. Restam três.

Presidente licenciado do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (Sindate), Vianna pertence à base do Executivo na CLDF, mas se posicionou contrário ao projeto enviado pelo governo por entender que ele permite o enfraquecimento do servidor público e do Sistema Único de Saúde (SUS). O parlamentar foi um dos principais articuladores da campanha contra a proposta, ajudando, inclusive, a mobilizar a categoria para as manifestações desta quinta em frente ao prédio .

Vencida a resistência, o projeto segue para apreciação na Comissão de Assintos Sociais (CAS), presidida por Martins Machado (PRB). Desta vez, o parecer é favorável, mas a oposição questiona o relatório, pois não foi confeccionado documento e o deputado Leandro Grass (Rede) teve de solicitar as notas taquigráficas da sessão para conhecer o teor. De pape em mãos, ele questionou a análise expressada e a sessão segue aos trancos e barrancos, a exemplo da anterior.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado