Menu
Política & Poder

Rollemberg vota e mostra confiança na reeleição

Arquivo Geral

07/10/2018 12h49

Rollemberg confia que estará no segundo turno/Foto: Bruno Spada/Assessoria Rodrigo Rollemberg

Beatriz Castilho
[email protected]

Buscando reeleição, o atual governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB), compareceu, na manhã deste domingo (7), ao seu colégio eleitoral, em um escola na 604 Sul para votar. Após 1h30 de espera na fila por conta de eleitores preferenciais, o candidato efetuou as suas escolhas em 46 segundos. Confiante, posou para fotos e reiterou, já em coletiva, apoio ao presidenciável Ciro Gomes (PDT).

O candidato chegou ao local às 9h32. Rollemberg foi acompanhado da primeira dama, Márcia Helena Gonçalves Rollemberg, ao candidato a vice, Eduardo Brandão (PV) e Leila do Vôlei, concorrente ao Senado. Se dirigindo diretamente para a sala de votação, aguardou até 10h56 para consumar o voto. Durante a espera, não houveram manifestações. No tumulto do estreito corredor, eleitores cumprimentavam o candidato, que distribuía sorrisos.

Sem problemas com as urnas, a lentidão foi causada pela grande quantidade de eleitores preferenciais, de acordo com um secretário de seção. “Foi uma seção com muitas pessoas idosas e com deficiência. Nós temos que respeitar as regras. Esperei com muita tranquilidade, conversando com as pessoas”, relatou o governador. “Isso é um momento cívico, de cidadania, um momento em que estamos esperançosos em construir um Brasil melhor e uma Brasília melhor”, completou Rollemberg.

Na saída, o candidato conversou com os jornalistas. Mirando o segundo turno, Rollemberg afirmou que está sereno e confiante. “Temos que respeitar a vontade das urnas, as regras do jogo, a democracia faz parte”. Colocando a etapa como uma outra eleição, afirmou que pretende aprofundar os debates e apontar, com mais detalhes, o que pretende para um possível segundo mandato.

Alianças

Quanto à possíveis alianças, o candidato preferiu não apontar as opções. “Seria indelicado falar antes de conhecer o desejo da população de Brasília”, disse Rollemberg. Ao mesmo tempo, quando questionado sobre a escolha para presidente, o atual governador se posicionou à favor do candidato do PDT, Ciro Gomes. “Estou esperançoso que ele possa ir para o segundo turno”.

Veterano

Rollemberg foi eleito, há quatro anos, no segundo turno das eleições de 2014. Com 812.036 votos, acumulou 55,56% de votos válidos contra 649.587 (44,4%) do opositor Jofran Frejat (PR). À época, tinha como vice, Renato Santana (PSD). Este ano, conta com Eduardo Brandão, do Partido Verde (PV), para a posição.

Outra mudança se deu na construção da chapa, na qual Rodrigo Rollemberg substituiu Leany Lemos, ex-secretária de Planejamento, pela ex-jogadora Leila Barros, candidata ao Senado como Leila do Vôlei.

Iniciou carreira em 1990, e passou, desde então, pela Secretário de Turismo no governo de Cristovam Buarque, foi deputado distrital, federal e senador. Hoje, concorrendo à reeleição, Rollemberg afirma: “Já disputei oito eleições. Tenho um sentimento muito forte das ruas”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado