Menu
Política & Poder

Renan diz que decisão de afastar senadores da CCJ não foi sua, e sim da bancada

Arquivo Geral

04/10/2007 0h00

O presidente do Senado, ask Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou hoje que não tem nada a ver com a decisão tomada pelo líder do PMDB, Valdir Raupp (RO), de afastar da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) os senadores Pedro Simon (RS) e Jarbas Vasconcelos (PE). Ambos têm defendido o afastamento de Renan da presidência do Senado e não costumam  acompanhar a bancada nas votações.

“Não tem nenhuma matéria de interesse para ser votada agora. Não acredito que Simon e Jarbas me atribuam isso [afastamento da CCJ]. Foi uma decisão da bancada”, afirmou Renan, pouco antes de deixar o Senado.

Renan também criticou a nota em que o presidente da CCJ, Marco Maciel (DEM-PE), diz que a decisão do líder Valdir Raupp “não está em harmonia com a tradição da Casa, caracterizada pelo respeito às opiniões dos parlamentares”. Para ele, nenhum outro partido, no caso o DEM, tem direito de questionar uma decisão soberana do PMDB. “As pessoas precisam aprender a conviver com a democracia”, disse ele.

O presidente do Senado lembrou que, às vezes, perde-se uma questão, mas passa-se à opinião pública a idéia de que se ganhou. “A maioria é quem tem o poder de decisão”, afirmou.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado