Menu
Política & Poder

Renan Calheiros: ‘A democracia não comporta comichões autoritárias e retrocesso’

Aline Rocha

31/10/2019 17h54

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) criticou nesta quinta-feira, 31, a fala do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) em defesa de um “novo AI-5” no caso de radicalização da oposição do governo de seu pai, o presidente Jair Bolsonaro (PSL).

“A democracia não comporta comichões autoritárias, retrocessos e enxovalhamento institucional. Os ataques são inconsequentes, não irrelevantes. A democracia se encarrega de punir abusos”, escreveu o senador em sua conta no Twitter.

Para Renan, “o #AI5 foi a expressão mais aterradora, opressiva e fascista da história. #Ditaduranuncamais”, tuitou.

Doria: Repudiamos a tentação autoritária e o silêncio de quem as patrocina

O governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), disse “repudiar a tentação autoritária e o silêncio de quem as patrocina”, além de afirmar ser inaceitável a “ruptura do modelo democrático”.

A nota assinada pelo governador rebate as declarações do deputado federal e filho do meio do presidente, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), de que não descarta “um novo AI-5” caso aconteçam no Brasil manifestações como as que acontecem no Chile hoje.

Doria acrescentou que “a democracia brasileira não tem medo de bravatas” e que “o País quer distância dos radicais que pregam medidas de exceção e atentam contra a Constituição”. Para Doria, “o Brasil estará unido para manter as liberdades civis, a imprensa livre e as garantias fundamentais”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado