Menu
Política & Poder

Relatório da Previdência será lido na Comissão Especial na quinta-feira, diz Maia

Maia afirmou ainda que a questão da manutenção dos Estados e municípios na proposta ainda está sendo debatida, líderes partidários dizem que há acordo

Lindauro Gomes

12/06/2019 13h56

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta quarta-feira, 12, que o relatório da reforma da Previdência será lido na Comissão Especial nesta quinta, 13, e que deverá ser votado pelo plenário da Casa na primeira semana de julho.

“É depois do relatório apresentado que vão aparecer as polêmicas Mas temos tempo. A comissão pode votar até a última semana de junho”, disse ele.

Maia afirmou ainda que a questão da manutenção dos Estados e municípios na proposta ainda está sendo debatida, mas líderes partidários já dizem que um acordo foi fechado para retirá-los do texto final.

Acordo 

Líderes da Câmara disseram que um acordo foi fechado com o relator da reforma da Previdência, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), para retirar do texto Estados e municípios do seu relatório.

Segundo o líder do PP, Arthur Lira, os Estados e municípios podem voltar a serem incluídos na reforma no plenário, por emenda, mas ele não acredita que haverá votos para isso. “Se os governadores quiserem garantirem os votos, eles apresentam a emenda”, disse o líder da Maioria, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).

O acordo foi fechado em uma reunião nesta quarta-feira, 12, cedo na residência oficial de Rodrigo Maia (DEM-RJ).

O Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) apurou que alguns pontos ainda não foram definidos, como a inclusão de mudanças para policiais.

Há uma tendência de que a capitalização fique de fora, o que ainda não foi batido o martelo.

Além disso, o relator deve restringir o pagamento do benefício do abono salarial a quem ganha até 1,4 salário mínimo (R$ 1 397,20), o que reduziria o impacto da medida em cerca de R$ 80 bilhões, como o Broadcast já tinha adiantado.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado