Menu
Política & Poder

PT tem força de Lula questionada, admite erros na eleição, mas diz que nem tudo foi culpa do partido

O partido agora tenta se recompor para evitar o cenário em 2022 e busca dissociar os resultados das chances de retomar a Presidência

Redação Jornal de Brasília

01/12/2020 6h50

Former Brazilian president Luiz Inacio Lula da Silva gestures as he attends a rally of Paris Mayor Anne Hidalgo, as part of her campaign for the upcoming mayoral election in Paris, France, March 2, 2020. REUTERS/Charles Platiau

Fábio Zanini
São Paulo, SP

Após uma eleição em que deixou de conquistar capitais pela primeira vez, viu seu número de prefeituras cair quase um terço e teve questionada a força do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PT admite que sofreu um dos maiores reveses de sua história. Mas afirma que parte das razões para isso fugiram ao seu controle.

O partido agora tenta se recompor para evitar a repetição desse cenário em 2022 e busca dissociar os resultados do último domingo (29) das chances de retomar a Presidência.

“Não podemos dourar a pílula, o PT sofreu uma derrota”, diz o secretário de Comunicação da sigla e candidato derrotado a prefeito de São Paulo, Jilmar Tatto. O problema de fundo, diz ele, é que o eleitorado não enxergou no partido uma alternativa ao governo de Jair Bolsonaro.

“O povo foi conservador. Em 2018, votou no Bolsonaro e sua vida piorou, em função da pandemia e do desemprego. Mas agora ficou com medo de mudança.”

Em termos práticos, isso significou, segundo Tatto, a opção por candidatos e partidos tradicionais. “Esse movimento do eleitorado contra Bolsonaro não veio para nós, ele foi para o centro”, diz.

Apesar disso, Tatto aponta como triunfo o fato de o PT ter contribuído para a derrota de candidatos mais ligados ao presidente. “Iniciamos a campanha para derrotar o obscurantismo e o fascismo. Isso nós conseguimos, não é pouca coisa.”

Mesmo tendo queda de 256 para 183 cidades administradas, ou 28,5%, o PT enxerga alguns pontos positivos numa eleição deprimente.

Conseguiu estar em 15 segundos turnos e venceu em 4: Contagem e Juiz de Fora, em Minas, Diadema e Mauá, em São Paulo. Há quatro anos, esteve em 7, perdendo em todos. Especialmente festejado foi o fato de ter retornado ao poder na região do ABCD Paulista, berço do partido.

No cômputo geral, o PT manteve praticamente inalterado o número de eleitores que governará, pouco mais de 6 milhões.

Além disso, desfez em parte a imagem de partido “fominha”, abrindo espaço para aliados em cidades como Porto Alegre, Florianópolis e Belém. Na capital paraense, indicou o vice do prefeito eleito, Edmilson Rodrigues (PSOL).

O fato de a base de comparação ser com 2016 não serve de grande alento, no entanto, porque representou o fundo do poço para o partido, durante o auge da Lava Jato.

Em um balanço publicado em seu site, o PT diz que parte do resultado negativo se deve a uma ofensiva desleal que sofreu ao longo da campanha.

“O Brasil viveu neste segundo turno as eleições mais sujas de sua história, diante da conivência das autoridades e da mídia hegemônica, retrocedendo o país aos tempos da República Velha”, afirma o artigo.

O senador Jaques Wagner (BA) questiona a avaliação de que o partido perdeu, e considera que o resultado ficou no “zero a zero”. “É evidente que a gente esperava que o desempenho fosse melhor. Mas seguramente não é a catástrofe que alguns querem impor.”

Houve uma série de dificuldades para o partido, afirma Wagner. Uma das principais, diz, é o fato de Lula não ter podido fazer campanha pelo Brasil, como costuma acontecer em todas as eleições, por causa da pandemia.

“Lula só fez gravações. Parte da nossa força é a rua, que estava interditada pela Covid”, afirma o senador baiano.

Outro ponto que ele destaca como prejudicial ao PT é a liberação do auxílio emergencial pelo governo federal, que favoreceu quem buscava a reeleição.

“Quem está sentado na cadeira, no momento em que o povo está doente e assustado, e com o auxílio que chegou, teve uma condição privilegiada”, diz Wagner.

O senador afirma que o PT errou ao lançar muitas candidaturas pelo país, o que gerou uma grande demanda pelo fundo eleitoral. “Acabou não sendo suficiente para todos.”

Ex-presidente do partido, o deputado federal Rui Falcão (SP) afirma que a eleição mostrou um PT resistente, mas que precisa fazer um balanço interno.

“A eleição mostrou que o PT, mesmo atacado pela direita e pelas elites dominantes, não desapareceu. Permanece vivo, embora deva passar por um balanço autocrítico e por reformas profundas.”

Para Falcão, é vital reorganizar o partido desde a base e desburocratizar seu funcionamento. E, sobretudo, a legenda falhou ao não investir com força na pauta nacional anti-Bolsonaro.

”Faltou na campanha um entrelaçamento maior das questões locais com os problemas nacionais. Um confronto mais nítido com Bolsonaro, seu governo e suas políticas”, diz.

O partido ainda deverá fazer um debate interno sobre a eleição, em que possivelmente a estratégia eleitoral da direção deverá ser questionada. As chances de uma mudança de comando são escassas, contudo, porque a presidente do partido, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), tem o apoio de Lula e ainda mais três anos de mandato.

O ex-senador Aloizio Mercadante afirma que o grande derrotado da eleição foi o bolsonarismo, por não ter conseguido se firmar em um partido e não ter tido candidatos competitivos.

Mas a esquerda também perdeu espaço, pondera. “O PT teve uma grande queda em 2016 e não conseguiu voltar ao que era antes disso. Fica um imenso desafio para o partido voltar a ter a presença que teve no passado”, afirma Mercadante, presidente da Fundação Perseu Abramo, centro de estudos do PT.

A primeira tarefa para o partido, diz, é atrair sangue novo. “O PT precisa se abrir para trazer novas lideranças. Vai ter que se reestruturar para atrair novos talentos.”

Para 2022, o mais importante é não haver “canibalização da esquerda”. Até porque, diz, o resultado municipal não será definidor para o nacional.

“Tínhamos sofrido uma grave derrota nas eleições municipais de 2016, o golpe [impeachment de Dilma Rousseff], a prisão do Lula e fomos para o segundo turno na eleição presidencial [em 2018]”, afirma Mercadante.

BALANÇO DO PT

Razões para o fiasco

  • Não venceu em nenhuma capital, a primeira vez em que isso ocorreu em sua história
  • Seu número de prefeituras caiu de 256 para 183, ou 28,5%
  • deu vexame na cidade de São Paulo, ficando na sexta posição
  • Fez apostas erradas em candidatos da velha guarda, como Benedita da Silva no Rio de Janeiro,
  • Luizianne Lins em Fortaleza e Nilmário Miranda em Belo Horizonte
  • Viu a força eleitoral de Lula se dissipar e surgir uma nova referência de esquerda, Guilherme Boulos, do PSOL

Serviu de consolo

  • Disputou 15 segundos turnos em 2020, contra 7 em 2016; venceu 4, contra nenhum há quatro anos
  • Mostrou que é capaz de fazer alianças e ceder lugar na cabeça de chapa, em cidades como Porto Alegre, Belém e Florianópolis
  • Reconquistou prefeituras no berço do partido, a região do Grande ABC, ao vencer em Diadema e Mauá
  • Formou uma nova liderança importante no Nordeste, com o bom desempenho de Marília Arraes, apesar da derrota sofrida
  • Consolidou a aliança com o PSOL, partido com forte presença em movimentos sociais, o que pode ser importante na eleição de 2022

As informações são da FolhaPress

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado