Menu
Política & Poder

PSOL prepara denúncia contra Bolsonaro por colocar saúde da população em risco

Denúncia será protocolada junto à ONU e à OMS. Presidente quebrou recomendações médicas ao participar de manifestação no domingo (15)

Redação Jornal de Brasília

16/03/2020 12h58

Brazilian President Jair Bolsonaro greets supporters in front of the Planalto Palace, after a protest against the National Congress and the Supreme Court, in Brasilia, on March 15, 2020. (Photo by Sergio LIMA / AFP)

O PSOL prepara uma denúncia contra o presidente Jair Bolsonaro. A bancada do partido na Câmara dos Deputados entende que Bolsonaro colocou a população em risco ao incentivar manifestação contra o Congresso Nacional no último domingo (15).

Além de incentivar, na leitura do PSOL, Bolsonaro também participou de uma das manifestações, na Esplanada dos Ministérios, no último domingo (15). O presidente estava recomendado a evitar contato físico com as pessoas e usar máscara. Contrariando as medidas, o chefe do Executivo apareceu sem máscara e apertou a mão de diversos apoiadores. Não só cumprimentou, mas tirou selfie com muitos deles.

Medidas

Para a OMS, os organizadores de qualquer evento precisam avaliar diversas medidas, entre elas um planejamento que garanta “a existência de sistemas e processos robustos para gerir as questões de saúde pública durante as reuniões de massa”.

“A decisão de proceder a uma reunião de massa ou de restringir, modificar, adiar ou cancelar o evento deve ser baseada em uma avaliação completa dos riscos. Os organizadores do evento devem realizar essa avaliação em parceria com as autoridades locais e nacionais de saúde pública”, sugere a OMS, que pede que as características específicas da doença COVID-19 sejam consideradas.

Também se pede para que as características específicas do evento planejado examinem a “densidade da multidão”, “a natureza do contacto entre os participantes (por exemplo, um concerto ou evento religioso, dentro ou fora, a disposição do local do evento)” e se o evento contará com a presença de participantes inscritos e não inscritos.    Com informações de Jamil Chade, do portal UOL

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado