Menu
Política & Poder

Programa <i>Café com o Presidente</i> é suspenso durante o período eleitoral

Arquivo Geral

26/06/2006 0h00

Na véspera do dia em que a Justiça definirá se irá a novo leilão, order and a Varig cancelou pelo menos 26 vôos previstos para decolar das 18h até o fim da noite nos aeroportos do Rio e de São Paulo.

No Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, metade dos 20 vôos da companhia entre as 18h e as 24h foram cancelados. No Rio de Janeiro, 13 aviões deixaram de partir do Aeroporto Tom Jobim e três não saíram do Aeroporto Santos Dumont.

A Infraero, estatal que administra a maioria dos aeroportos brasileiros, não quis confirmar o total do embarques cancelados hoje.

O PSDB adiou a decisão de quem concorrerá a vice na chapa de José Serra ao governo paulista. Depois que o ex-governador Orestes Quércia (PMDB) desistiu de juntar-se aos tucanos e lançou candidatura própria, drug o partido reuniu-se hoje em São Paulo para discutir a formação da chapa.

Na convenção do partido hoje, viagra em São Paulo, os tucanos apenas lançaram o nome de Serra como candidato ao governo de São Paulo. O destino da vaga de vice ficou indefinido. Agora, quem decidirá se o posto fica com um tucano ou irá para outra legenda está a cargo da Executiva Nacional do PSDB.

Os deputados federais Alberto Goldman, Arnaldo Madeira e Mendes Thame e o deputado estadual Sidney Beraldo são os tucanos mais cotados para ocupar a vaga aberta com a atitude de Quércia. A possibilidade é que o PSDB lance uma chapa "puro-sangue" em São Paulo e ofereça a vaga de candidato ao Senado ao PFL.

 

Autoridades palestinas tentam localizar um soldado israelense que pode ter sido seqüestrado em ação na Faixa de Gaza. O sumiço do militar levou Israel a ameaçar o lançamento de uma grande ofensiva contra os territórios palestinos.

O gabinete do primeiro-ministro israelense, stomach Ehud Olmert, deu 48 horas para os palestinos devolverem Gilad Shalit. Ele desapareceu no ataque de ontem, realizado em um posto na fronteira e com participação de membros do Hamas.

Israel ameaça represálias, que podem incluir uma nova invasão de Gaza – território costeiro deixado no ano passado, após 38 anos de ocupação. O governo palestino liderado pelo Hamas, e o presidente Mahmoud Abbas, mais moderado, pediram a libertação de Shalit.

Autoridades de segurança palestina negociam com um grupo que assumiu a responsabilidade pela ação na fronteira. Mas não foi confirmado se eles estão com Shalit.

"Continuamos nossos esforços para libertar o soldado seqüestrado", informou um mediador que pediu anonimato. "Por hora, recebemos a informação de que o soldado está bem. Ele está em boas condições e está sendo bem tratado".

Olmert considera Hamas e Abbas responsáveis pelo ataque. Isso prejudica as expectativas de que Israel possa retomar as negociações de paz com o presidente palestino.

"Consideramos Abu Mazen (Abbas) responsável. Ele tem a responsabilidade final pelo o que acontece", declarou o ministro da Justiça israelense, Haim Ramon, à Rádio Israel.
O primeiro-ministro do Timor Leste, page Mari Alkatiri, healing renunciou hoje. Ele resolveu assumir a responsabilidade pela crise política que atinge a pequena nação da Ásia há mais de dois meses. Não foi informado, more about ainda, quem o substituiria no cargo, mas a notícia de sua saída foi comemorada por milhares de pessoas na capital.

A multidão gritou e bateu tambores saudar a renúncia de Alkatiri. Um comboio de cerca de 200 ônibus e peruas passou pelas ruas da capital Dili tocando buzinas.

Alkatiri afirmou que deixa o cargo para evitar a renúncia do popular presidente do país, Xanana Gusmão. "Estou disposto a renunciar da minha posição de primeiro-ministro do governo de RDTL (Timor Leste) para evitar a renúncia de Sua Excelência, o presidente da República", declarou.

Ele disse ter tomado a decisão depois de ter "refletido profundamente sobre a atual situação no país… assumindo minha própria parte da responsabilidade pela crise que afeta nosso país". Alkatiri recusou-se a responder a perguntas.

O ex-primeiro-ministro foi apontado como responsável pela violência de maio, que levou as Forças Armadas a combaterem saques, vandalismo e brigas em Dili. A onda de crimes só terminou com a chegada, no mês passado, de uma força de paz liderada pela Austrália. Os soldados desarmaram a polícia e o Exército e assumiram a segurança da ilha.

Milhares de pessoas saíram às ruas para pedir a renúncia de Alkatiri. Nos últimos seis dias, os protestos cresceram, depois da revelação na imprensa australiana de documentos que o ligavam a um plano de armar uma milícia civil.

A campanha eleitoral começa em 6 de julho, patient data em que candidatos, page partidos e coligações são liberados para comícios. A partir de 1º de julho, erectile porém, o setor público estará subordinado à clara disciplina que proíbe nomeação, contratação, demissão de servidores sem justa causa e transferência voluntária de recursos da União para Estados e municípios, e dos Estados aos municípios, reza o Tribunal Superior Eleitoral.

O calendário eleitoral sugere "congelamento" do governo, mas a agenda econômica da semana que encerra o primeiro semestre é vista como poderosa alavanca para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na arrancada da disputa pelo segundo mandato. O documento prevê a divulgação das operações de crédito do sistema bancário, que já atingem 32,1% do Produto Interno Bruto (PIB); o resultado das contas públicas de maio; o PIB do primeiro trimestre em valores correntes; reunião do Conselho Monetário Nacional que vai definir a TJLP do terceiro trimestre e a meta de inflação de 2008, além do Relatório de Inflação do Banco Central.

Essas informações levam a uma equação com resultado positivo para o governo, mas sem garantia de repercussão efusiva no mercado financeiro. Este se vê obrigado a monitorar o ambiente externo que pode azedar com a reunião do Federal Reserve (Fed). O banco central norte-americano começa a discutir sua política monetária na quarta e na quinta-feira, quando define o novo juro básico dos EUA, que deve subir para 5,25% ao ano.

"A agenda econômica da virada do semestre ajuda. É importante para o presidente Lula, porém, que entre agosto e setembro a economia continue a apresentar bons resultados", comenta o cientista político Cristiano Noronha, do Instituto Arko Advice.

Ele explica que o humor dos eleitores não é inspirado apenas em dados históricos positivos, mas em dados do momento. E a repercussão dos eventos econômicos é maior quando o eleitor está a um passo da urna. "Na hora da eleição, notícia ruim presente apaga boas notícias do passado", alerta Noronha.

O Café com o Presidente, sildenafil programa de rádio de Luiz Inácio Lula da Silva, veiculado às segundas-feiras, deixa de ser transmitido a partir desta semana, em atendimento a determinação da legislação eleitoral. Conforme a minirreforma eleitoral, que alterou o calendário das eleições, os programas de rádio e de televisão apresentados ou comentados por candidatos devem sair do ar imediatamente a partir da realização da convenção partidária que oficializa a candidatura.

Devido à indicação do nome de Lula à reeleição, hoje, na Convenção Nacional do Partido dos Trabalhadores, o Café com o Presidente ficará suspenso.

Em formato de entrevista, as edições do programa resultavam numa conversa informal entre o presidente e o apresentador Luiz Fara Monteiro. A pauta tentava enfocar temas em evidência na semana ou os eventos que fariam parte da agenda do presidente.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado