Menu
Política & Poder

Procuradoria Geral da República denuncia Jair Bolsonaro por racismo

Arquivo Geral

13/04/2018 20h05

REUTERS/Rodolfo Buhrer

A Procuradoria Geral da República apresentou denúncia nesta sexta (13) contra o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ), pré-candidato à Presidência da República, pelo crime de racismo. Na denúncia, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, afirmou que a conduta do deputado viola a Constituição. As informações são do G1.

A acusação contra o deputado refere-se a supostas ofensas proferidas por ele contra a população negra e indivíduos pertencentes às comunidades quilombolas, durante palestra no Rio de Janeiro, em abril do ano passado. Na ocasião, Bolsonaro disse que, caso fosse eleito presidente em 2018, não destinaria recursos para ONGs e que não teria “um centímetro demarcado” para reservas indígenas ou quilombolas.

 

No documento, além de destacar as ofensas contra quilombolas, Dodge também enumerou uma série de declarações de Bolsonaro que, segundo ela, reforçam a discriminação contra minorias. Na denúncia, a procuradora pede que o deputado pague R$ 400 mil por danos morais coletivos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado