Menu
Política & Poder

Por unanimidade, TJDFT absolve Alberto Fraga

Fraga era acusado de cobrar R$ 350 mil para assinar um contrato de adesão de uma cooperativa de ônibus com o governo local

Aline Rocha

12/09/2019 15h55

Foto: Agência Câmara

Aline Rocha
[email protected]

A 2ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) absolveu, por unanimidade (3 votos a 0), o ex-deputado federal Alberto Fraga. A denúncia feita pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) acusava Fraga de ter cobrado R$ 350 mil para assinar um contrato de adesão de uma cooperativa de ônibus com o governo local.

“Não se pode, em uma condenação grave como essa, aceitar condições implícitas e contextualizar depoimento”, afirmou o relator, desembargador Silvanio Barbosa. De acordo com Fraga, desde o início que as conversas gravadas faziam parte de uma tentativa de flagrar suposto esquema que estaria ocorrendo na pasta. À época, Fraga era secretário de Transportes do Distrito Federal.

Durante leitura do voto que absolveu o ex-deputado, o desembargador afirmou, também, que “não se pode condenar uma pessoa por mera suposição”. A absolvição de Fraga é referente à condenação em primeira instância, ocorrida em setembro de 2018.

O MPDFT abriu o processo em 2011. Fraga havia sido eleito como deputado federal quatro anos antes e, por essa razão, a ação teve que ser encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF), já que existia foro privilegiado. O pedido de absolvição feito pela defesa do deputado na Corte Suprema foi rejeitado na época.

Com a absolvição, o ex-deputado tem caminho aberto para adentrar a Esplanada pela porta da frente. No início do governo de Jair Bolsonaro, o ex-parlamentar era nome certo para integrar o primeiro escalão do presidente. 

“Sempre confiei na Justiça e continuo confiando”, afirmou Fraga. Agora seu nome volta a circular no cenário político nacional. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado