Menu
Política & Poder

População acredita que fim da prisão em segunda instância vai aumentar a corrupção

A pesquisa indica que 61,4% dos entrevistados acreditam que a corrupção vai aumentar no país, enquanto 27,2% não veem alteração

Aline Rocha

14/11/2019 18h51

Aline Rocha
[email protected]

Em pesquisa de opinião pública feita pela Paraná Pesquisa, 2.640 habitantes foram questionados se conhecem e como avaliam a decisão do fim da prisão em segunda instância. A pesquisa foi estratificada segundo sexo, faixa etária, escolaridade, nível econômico e posição geográfica.

A pesquisa indica que 61,4% dos entrevistados acreditam que a corrupção vai aumentar no país, enquanto 27,2% não veem alteração. Já uma parcela de 7,2% de entrevistados crê que a corrupção vai diminuir. 

O levantamento dos dados foi feito por meio de entrevistas telefônicas com habitantes acima de 16 anos em 26 estados e no Distrito Federal, entre 11 e 13 de novembro de 2019. 20% das entrevistas foram auditadas simultaneamente à realização.

A amostra atinge grau de confiança de 95% com margem de erro de aproximadamente 2% para os resultados. Nas análises das questões por localidade, o grau de confiança atinge 95% com margem de erro de 3% para a Região Sudeste, onde foram realizadas 994 entrevistas; 4% para o estrato da Região Nordeste, onde foram realizadas 617 entrevistas; 5,5% para o estrato da Região Norte + Centro-Oeste onde foram realizadas 341 entrevistas; e 5,5% para o estrato da Região Sul, onde foram realizadas 334 entrevistas.

A Paraná Pesquisas é registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/19. A amostra é representativa dos moradores das áreas onde ocorreram as pesquisas e foi selecionada em três etapas:

1. Sorteio probabilístico dos municípios em que ocorreriam as entrevistas por meio do método Probabilidade Proporcional ao Tamanho (PPT) com população residente acima de 16 anos;
2. Sorteio probabilístico dos setores censitários, onde as entrevistas foram realizadas, por meio do método Probabilidade Proporcional ao Tamanho (PPT) com população residente acima de 16 anos;
3. Seleção dos entrevistados dentro do setor censitário, foi feita utilizando-se quotas amostrais proporcionais, em função das seguintes variáveis: sexo, faixa etária, escolaridade e nível econômico. 

Confira o resultado da pesquisa: 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado