Menu
Política & Poder

Políticos reagem à declaração de Bolsonaro sobre mortes por covid-19

Na noite de terça (28), ao ser perguntado sobre os óbitos pela doença no país, o presidente rebateu: “E daí?”

Redação Jornal de Brasília

29/04/2020 11h25

Foto: Agência Brasil

Diversos políticos do país se manifestaram sobre as declarações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre as mortes causadas pela covid-19 no Brasil. Na noite de terça-feira (28), Bolsonaro se posicionou a respeito: “E daí? Lamento. Quer que eu faça o quê? Eu sou Messias [referência ao próprio nome], mas não faço milagre”.

Major Olímpio, líder do ex-partido de Bolsonaro, PSL, no Senado Federal, pediu responsabilidade. “Ninguém espera por milagres, mas o que cada brasileiro espera de fato de cada um de nós que tem a responsabilidade pública é que haja um comprometimento cada vez maior”, declarou.

O governador do Maranhão, Flávio Dino, indagou: “Pedir a Bolsonaro para realmente governar é pedir um milagre?”

Veja mais declarações:

Randolfe Rodrigues (Rede-AP):

“É lamentável quando um presidente da República trata com desdém a morte de mais de 5 mil brasileiros e não emite uma palavra sequer de solidariedade aos seus familiares. O maior responsável pelo agravamento da crise sanitária em nosso país é o senhor Jair Bolsonaro. Ele antagonizou com governadores e prefeitos, minimizou os impactos da crise, e atacou o isolamento social.”

Marina Silva (Rede), ex-ministra e ex-senadora

“Quando o presidente diz ‘e daí’ para mais de 5 mil mortos, sendo 474 nas últimas 24h, ao som de risadas de deboche de seus apoiadores, ou é um atestado por notória evidência de insanidade, ou é uma prova candente de falta de caráter e qualquer vestígio de sensibilidade.”

Rogério Carvalho (PT-SE)

“O presidente Jair Bolsonaro disse que não faz milagres, mas ele é o responsável pelo pais, é o responsável pela saúde pública no país, e já há mais de 5 mil mortos, ultrapassando o número de mortos da China. O presidente estimulou o contato social, não atendeu as orientações da OMS [Organização Mundial da Saúde], e a situação vai ficar ainda mais grave. Quem vai ser responsabilizado por tantas mortes, tantas perdas em nosso país?”

Joice Hasselman (PSL-SP)

“E daí, presidente? É muita falta de humanidade e de amor pelos brasileiros.”

Manuela D’Ávila (PC do B-RS)

“Assisti ao Jornal e vi as imagens de Manaus, de mães desesperadas enterrando filhos, filhas enterrando mães. Como podemos ser governados por alguém tão profundamente desumano que diz: “e daí? Quer que eu faça o que? Não faço milagre”. Não queremos milagre, queremos governo.”

Alexandre Frota (PSDB-SP)

“Você que votou nesse lixo e perdeu seu pai, mãe ou filho, pense nisso. O coronavírus está matando, mas, para ele, é “e daí? E daí que sua mãe morreu”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado