Menu
Política & Poder

Pesquisa Exata aponta Ibaneis com 78% das intenções de voto e Rollemberg com 22%

Arquivo Geral

26/10/2018 7h00

Foto: Rayra Paiva Franco/Jornal de Brasília

Ana Lúcia Ferreira e Francisco Dutra
[email protected]

Ibaneis Rocha (MDB) e Jair Bolsonaro (PSL) têm as intenções de votos de sete a cada dez brasilienses, na reta final das eleições 2018. Segundo pesquisa do Instituto Exata de Opinião Pública, no cálculo de votos válidos, na disputa pelo Palácio do Buriti, o emedebista aparece com 78% das intenções. O governador Rollemberg (PSB) soma 22%. Na embate presidenciável, Jair Bolsonaro (PSL) conta com 73%. O concorrente Fernando Haddad (PT) está com 27%.

A pesquisa parte de 1.200 entrevistas, feitas entre 24 e 25 de outubro, em diversas cidades da capital brasileira. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, somando ou subtraindo. A chance dos números retratarem com fidelidade o retrato do período, também conhecido como intervalo de confiança, é de 95%. O mapeamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal com o número: DF-02151/2018.

Na comparação com a versão anterior da pesquisa, divulgada pelo Jornal de Brasília na segunda-feira (22), o emedebista oscilou positivamente somando um ponto percentual, nos votos válidos enquanto o governador, candidato à reeleição, perdeu um ponto. Bolsonaro cresceu dois pontos, dentro da margem de erro. Haddad perdeu dois pontos.

Na análise do voto estimulado, Ibaneis soma 69,3% das intenções. O governador tem 19,5%. O eleitores dispostos a votar branco ou nulo representam 7,4% do total. Indecisos aparecem com 7,4%. Na comparação com a pesquisa anterior, neste cenário Ibaneis avançou dois pontos percentuais. Rollemberg manteve a mesma intenção de votos. Os números de nulos e brancos, bem como indecisos, recuaram um ponto.

Ibaneis supera Rollemberg nos votos entre homens e mulheres, faixa etária, classe social, especialmente entre os mais pobres. O emedebista também supera o candidato do PSB nos votos entre católicos, evangélicos, eleitores com outras crenças e até entre pessoas sem religião. No voto por escolaridade, o novato de urnas também ganha no governador entre eleitores e eleitoras com Ensino Fundamental, Médio e Superior.

Na análise por regiões, Ibaneis continua a vencer o atual chefe do Executivo nos locais mais humildes do DF, inclusive em vizinhanças que receberam um grande volume de obras, como Vicente Pires. A pesquisa sinaliza um cenário eleitoral consolidado. Entre os eleitores de Ibaneis, 95% estão com o voto definido. No caso de Rollemberg, 91% definirão a escolha nas urnas de 28 de outubro.

Outro levantamento

A tendência de liderança de Ibaneis na véspera da votação do segundo turno é confirmada pelo Datafolha. Pesquisa divulgada pela TV Globo e o jornal Folha de São Paulo na quinta-feira (25) aponta para a vitória do estreante de urnas com a intenção de votos válidos de 74% do eleitorado. Rodrigo Rollemberg soma 26%.

Os números apresentam uma variação mínima em relação à pesquisa anterior, quando Ibaneis tinha 75% e Rollemberg 25%. Na conta dos votos totais, o emedebista aparece com 64%. O atual Chefe do Executivo tem 23%. Votos brancos e nulos são iguais a 9% do eleitorado. Eleitores que não souberam responder fecham a conta com 5%.

O estudo mediu a rejeição dos concorrentes eleitorais. Neste ponto, 24% dos eleitores afirmaram que não votam em Ibaneis. Outros 57% disseram que votam com certeza, 17% falaram que talvez votem no estreante eleitoral. Por fim, 2% não souberam responder.

No caso de Rollemberg, 63% dos entrevistados disseram que não votam no atual governador de jeito nenhum. Já 19% votam com certeza no líder regional do PSB, enquanto 16% talvez votem nele. Novamente, 2% não responderam.

Segundo a pesquisa, 88% dos eleitores do emedebista estão com voto decidido. Para Rollemberg, 81% estão convictos. O estudo mostrou 82% dos eleitores de Ibaneis sabe o número do candidato, enquanto 15% não sabem e 2% disseram o número errado. Já no campo de Rollemberg, 80% acertaram, enquanto 19% são tem sabem o número do candidato. As menções erradas se limitaram a 1%.

Foram entrevistados 1.512 pessoas, entre os dias 24 e 25 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.


Saiba Mais

Ao se fazer o mapeamento de votos por região, no Sol Nascente e no Pôr do Sol, em Ceilândia, Ibaneis 62,5% e 60% das intenções de voto. Rollemberg tem, respectivamente, 31% e 25,7%.

Na Asa Sul e na Asa Norte, o candidato do PSB aparece com 45,3% e 47,8%. O estreante nas urnas tem 34,4% e 37,3%.

A disputa em Águas Claras está acirrada. Ibaneis conta com 39,3% e Rollemberg soma 37,6%. É muito diferente de Brazlândia. Apesar da região ter sido amplamente contemplada com obras e projetos do GDF, Ibaneis tem 78,5%. Já Rollemberg soma 14,1%.

Em Sobradinho II, o candidato do MDB e ex-presidente regional da Ordem dos Advogados do Brasil aparece com 85,6%. Por outro lado, Rollemberg tem zero por cento de intenção de votos.

No Gama Leste, Ibaneis conta com 85,7%. Já o atual Chefe do Executivo aparece com 2,1%.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado