Menu
Política & Poder

Pela segunda vez, instalação da CMO é adiada

Deputada federal do DF, Flávia Arruda, está na disputa pela presidência da comissão. Ibaneis torce pela parlamentar

Redação Jornal de Brasília

06/10/2020 12h31

Willian Matos e Catarina Lima
[email protected]

A instalação da Comissão Mista de Orçamento (CMO) marcada para a manhã desta terça-feira (6), adiada pela segunda vez. A instalação já havia sido adiada na semana passada em busca de um acordo sobre a distribuição de vagas entre os deputados. Ainda não há uma nova data.

O adiamento se deu porque há uma disputa entre o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o líder do Centrão, Arthur Lira (PP-AL). Lira busca eleger Flávia Arruda; Maia tem como aliado o deputado Elmar Nascimento (DEM-BA), que cobra um acordo que garantia a ele o posto de presidente.

A disputa entre Maia e Lira tem como objetivo a eleição à presidência da Câmara dos Deputados, em fevereiro de 2021. O atual presidente viu o comandante do Centrão crescer nos últimos meses, o que tem acirrado os embates na Casa.

A Comissão de Orçamento é responsável por analisar as leis orçamentárias do governo. Entre elas o Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2021, o PLN 28/20, que eleva o salário mínimo dos atuais R$ 1.045 para R$ 1.067; e o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2021 (PLN 9/20), que estabelece os parâmetros do orçamento para o ano que vem.

Alguns nomes já foram definidos para a comissão. Ainda falta, no entanto, eleger membros que irão compor a presidência.

Ibaneis apoia Flávia Arruda

O governador Ibaneis Rocha falou de forma breve sobre a instalação da Comissão Mista de Orçamento (CMO), cuja votação foi adiada novamente nesta terça-feira (6). A deputada federal Flávia Arruda (PL-DF) concorre à presidência da comissão, e Ibaneis afirmou que torce pela parlamentar, visando recursos para o DF em 2021.

“Eu torço muito pela Flávia. Na oportunidade em que tive, olhando os membros [da comissão], mesmo sem fazer parte, àqueles que tenho conhecimento, eu pedi apoio a ela. É importante não só para ela, Flávia, em si, por estar concorrendo, mas para o Distrito Federal, porque podemos alcançar mais recursos para nossa cidade”, comentou Ibaneis Na visão do governador, 2021 será “um ano de muita dificuldade” no âmbito financeiro.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado