Menu
Política & Poder

Pela primeira vez, STF julgará uma ação contra ato de Bolsonaro

Decreto questionado define que conselhos, comissões fóruns e outros colegiados serão extintos. PT questiona dois pontos

Willian Matos

12/06/2019 7h41

Foto: Nelson Jr./SCO/STF

Da redação
[email protected]

Pela primeira vez, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgará uma ação contra um ato do presidente Jair Bolsonaro. O plenário se reúne nesta quarta-feira (12) para julgar pedido do PT contra trechos do decreto de Bolsonaro que extinguiu conselhos da administração pública.

O decreto, assinado em abril, define que serão extintos conselhos, comissões, fóruns e outras denominações de colegiados da administração pública a partir de 28 de junho, exceto “colegiados previstos no regimento interno ou no estatuto de instituição federal de ensino” e aqueles “criados ou alterados por ato publicado a partir de 1º de janeiro de 2019”.

O PT questiona dois trechos: o que diz que os efeitos da norma alcançam conselhos da administração pública federal criados por decreto, “incluídos aqueles mencionados em leis nas quais não conste a indicação de suas competências ou dos membros que o compõem”; e o que fixa o dia 28 de junho como data a partir da qual ficam extintos os conselhos.

Durante o julgamento desta quarta-feira, o STF decidirá se atende ao pedido de liminar (decisão provisória) e, assim, suspende os trechos. Em outro julgamento, ainda sem data marcada, a ação terá de ser analisada definitivamente.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado