Menu
Política & Poder

Parlamentares querem avançar com pauta de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação

Representantes de ICT&I compareceram no lançamento da Frente Parlamentar de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação do Congresso Nacional

Aline Rocha

04/07/2019 13h50

Foto: Agência Brasil

Aline Rocha
[email protected]

A Frente Parlamentar de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação do Congresso Nacional foi lançado no Salão Nobre do Senado Federal nesta quarta-feira (3). Na ocasião, deputados e senadores reafirmaram o compromisso de avançar com a pauta desses temas no legislativo federal. O senador da Frente será Izalci Lucas e o vice-presidente será o deputado Vitor Lippi.

Na abertura do evento, conquistas do grupo foram destacadas, como o Marco Regulatório da Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei 13.243/16) e a aprovação da Emenda Constitucional nº 85, que acrescentou termos de tecnologia, pesquisa e inovação na Constituição Brasileira. 207 parlamentares farão parte da Frente, sendo 165 deputados e 43 senadores. Um dos objetivos e incentivar o setor produtivo da área em todo o Brasil.

O senador Izalci Lucas reforçou que os parlamentares deverão se empenhar para estimular a pesquisa e a divulgação da importância do setor, além de melhorar os recursos para bolsas. “Não tem como um pesquisador se manter recebendo uma bolsa de R$ 1,5 mil a R$ 2,2 mil. É por isso, que muitos pesquisadores vão embora. Os institutos estão sem mão-de-obra e os trabalhos estão parados”, afirmou o senador.

Foto: Agência Brasil

O deputado Félix Mendonça Júnior, presidente da comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicações e Informática da Câmara dos Deputados, fez questão de enfatizar que o conhecimento é a base de tudo. “Esse é o maior patrimônio de uma nação. Vamos trabalhar para garantir o futuro do Brasil”, afirmou.

Já o presidente da comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicações e Informática do Senado Federal, o senador Vanderlan Cardoso, falou sobre viagens que fez e salientou que os países que fazem investimento na área são os que mais cresceram. “Estive na China e pude perceber que temos que seguir o exemplo de países desenvolvidos que priorizam o investimento em ciência e tecnologia para alavancar o desenvolvimento”, reforçou.

Vitor Lippi, o vice-presidente da Frente Parlamentar, afirmou que diversos desafios ainda devem ser vencidos. “Não há outro caminho para o desenvolvimento que não seja o uso do conhecimento. Temos que incentivar a pesquisa e a inovação, pois temos grandes oportunidades e desafios pela frente com nossa rica biodiversidade e a internet das coisas. Temos um plano e precisamos executá-lo que é unir universidades e empresas para identificar as necessidades do país”, explicou o parlamentar, fazendo referência ao projeto dos Centros de Desenvolvimento Regional (CDR).

A importância de se trabalhar em equipe foi lembrada pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes. “Temos uma capacidade gigantesca de crescimento nesse setor e precisamos discutir soluções e ideias em equipe. A Frente está de parabéns pela iniciativa de querer contribuir para pavimentar o futuro”, observou o ministro.

Ao final, o senador Izalci Lucas anunciou a instalação da Frente Parlamentar e convidou os presentes para a audiência pública na comissão de Ciência e Tecnologia do Senado, no próximo dia 17, para discutir a questão dos recursos humanos do setor. Em seguida, foi oferecido um coquetel pela Secretaria Executiva da Frente, a Associação Brasileira das Instituições Pesquisa Tecnológica e Inovação – Abipti.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado