Menu
Política & Poder

Para Salles, principal causa das queimadas do Pantanal são clima quente e ventos fortes

Declaração contraria perícias, que apontam que incêndios na região são causados por humanos

Redação Jornal de Brasília

13/10/2020 11h55

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, disse nesta terça-feira (13) que as queimadas que atingem a região do Pantanal de Mato Grosso ocorrem, na maioria das vezes, por conta do clima quente e seco e dos ventos fortes.

“Grande parte desses incêndios não decorrem de más ações de produtores rurais, que vivem justamente da sanidade da sua propriedade”, afirmou. “Ao reconhecer isso, nós sabemos que a principal causa é o clima quente, seco, e ventos fortes”, prosseguiu.

A declaração não confere com perícias, que apontam que os incêndios no Pantanal foram causados por humanos. Dados do Inpe ainda apontam que setembro de 2020 é o mês em que mais se registrou focos de calor desde agosto de 2005. Foram 8.106, contra 5.993 do recorde anterior.

As declarações de Salles foram dadas em audiência pública no Senado Federal. O ministro aproveitou para afirmar que não pode haver excesso de fiscalização quanto aos produtores rurais, mas que deve-se aplicar a lei. “Se essas pessoas tiverem as atividades inviabilizadas por excesso de voluntarismo, ou de aplicação de regras de maneiras desequilibradas, vamos gerar mais pobreza.”

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado