Menu
Política & Poder

Bolsonaro: “O povo quer liberdade”

Presidente afirmou que o ato de domingo foi espontâneo. Nesta segunda, Bolsonaro compartilhou um vídeo de um ator defendendo uso de armas

Redação Jornal de Brasília

25/05/2020 10h19

Foto: Evaristo Sá/AFP

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou, nesta segunda-feira (25), que a manifestação do último domingo foi espontânea. Para Bolsonaro, o povo quer “liberdade e democracia”. 

“Mais uma [manifestação] espontânea. [É] sinal de que o povo quer liberdade, quer democracia e quer que deixem o presidente trabalhar. Só isso”, resumiu o presidente, em entrevista à Record TV.

Vídeo pró-armamento

Também na manhã desta segunda (25), Bolsonaro compartilhou um vídeo em suas redes sociais que mostra um discurso do então ator norte-americano e presidente da Associação Nacional do Rifle (NRA, na sigla em inglês) Charlton Heston, defendendo o uso de armas como garantia de liberdade da população.

O discurso, feito num comício da NRA em 2000, traz a mesma ideia defendida por Bolsonaro na reunião ministerial de 22 de abril, quando o presidente afirmou que quer “armar a população” pois, em sua visão, “é muito fácil impor uma ditadura no Brasil”.

“Quando a liberdade treme, são sempre os patriotas que ouvem o chamado primeiro”, diz Charlton Heston, que morreu em 2008 aos 84 anos, em dos trechos iniciais do discurso compartilhado por Bolsonaro. Ao compartilhar a publicação, Bolsonaro escreveu: “A garantia de um povo livre”.

https://www.facebook.com/jairmessias.bolsonaro/videos/2420206514945162/

O discurso de Heston foi feito em um momento em que os EUA, país de tradição armamentista, discutia a possibilidade de restringir o acesso dos cidadãos a armas de fogo. O tema era defendido especialmente pelo então candidato dos Democratas à presidência norte-americana, Al Gore, um ano após dois adolescentes assassinarem 15 pessoas em um colégio na cidade de Columbine, no Estado do Colorado, em 20 de abril de 1999.

Segundo investigações da época, os adolescentes compraram o armamento pela internet. Al Gore perdeu as eleições deste ano para o republicano George W. Bush, à época mais alinhado aos ideais de Heston e da NRA.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado