Menu
Política & Poder

Carnaval: Pacotão esquenta marchinhas ácidas sobre Bolsonaro e Ibaneis

Arquivo Geral

16/02/2019 18h00

No bloco Pacotão, o médico Jadir escreveu uma marchinha criticando o governador Ibaneis Rocha. 16-02-2019. Foto: Myke Sena/Jornal de Brasília.

Francisco Dutra
[email protected]

Com irreverência, sem bajulação e pegando no pé dos políticos, o Pacotão escolhe neste sábado (16) a marchinha para o Carnaval 2019. Músicos e foliões elegem o ritmo da folia no Conic. As letras concorrentes alfinetam os tropeços do começo do governo de Jair Bolsonaro (PSL). As promessas de campanha não cumpridas do governador Ibaneis Rocha (MDB) também inspiram as críticas bem humoradas.

No caso de Bolsonaro, os versos ácidos das marchinhas são impiedosos. Alfinetam os escândalos de candidatos laranjas do PSL e de Queiroz, o ex-assessor do filho do presidente, o senador Flávio Bolsonaro (PSL/RJ). Os músicos  também não pouparam Ibaneis. A ampliação do modelo do Instituto Hospital de Base para outras unidades da rede pública, o corte no Passe Livre Estudantil e a nomeações de personagens suspeitos de corrupção foram cantadas com pitadas generosas de ironia.

Este é o 41º Concurso de Marchinhas do Pacotão. O bloco nascido 1977 sempre cantou críticas bem-humoradas de lambanças de políticos e poderosos, indo das gafes históricas até escândalos de corrupção. “Aqui não tem puxa-saquismo de político”, brincou um folião. E, apesar da irreverência e das provocações, nunca houve uma briga séria na história do Pacotão.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado