Menu
Política & Poder

Olavo de Carvalho, sobre coronavírus: “Essa epidemia simplesmente não existe”

Vídeo foi excluído do YouTube por violar as diretrizes da comunidade. No Brasil, já são 25 mortos por causa da “suposta epidemia”, como classifica Olavo

Redação Jornal de Brasília

23/03/2020 8h39

Foto: Reprodução de TV

O escritor e ideólogo Olavo de Carvalho alegou, na noite de domingo (22), que a pandemia do novo coronavírus, que já matou 25 pessoas no Brasil, “simplesmente não existe”.

A fala de Olavo foi durante uma transmissão do jornal Brasil Sem Medo. No vídeo, ele afirma: “o número de mortes dessa suposta epidemia não aumentou em nem um único caso o número habitual de mortos por gripe no mundo. Nem um único caso, gente! Essa endemia simplesmente não existe”.

A Organização Mundial de Saúde aponta, em boletim mais recente, quase 300 mil casos confirmados no mundo, com 12.784 mortes. Na Itália, por exemplo, o sistema de saúde vive um colapso por conta do aumento do número de mortes — já são mais de 500 por dia. No Brasil, o ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, diz que podemos ter um colapso em abril.

O vídeo termina com o guru do presidente Jair Bolsonaro dizendo que o coronavírus é “a mais vasta manipulação de opinião pública que já aconteceu na história humana”. 

O vídeo completo, intitulado como “‘Histeria não é coragem!’ – Sobre o Corona e o Caos gerado”, foi excluído do YouTube por violar as diretrizes da comunidade. 

DF

Nesta segunda (23), o GDF contabiliza 134 pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Oito delas estão internadas, e 126 se recuperam em isolamento domiciliar. Ninguém ainda se curou da doença. Não há óbitos registrados na capital federal.

Dos 3631 casos suspeitos, 2017 foram descartados. A rede pública de saúde realizou, até então, 4200 testes, e a particular, 4318. No momento, há 90 leitos disponíveis, somando as duas redes.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado